Listagem de Questões de Farmácia
A criptococose doença causada pela levedura Crytococcus neoformans tem acentuada predileção pelos pulmões e cérebro. As fezes de pombos parecem constituir a principal fonte conhecida de exposição humana. Os indivíduos com AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) mostram-se particularmente suscetíveis. No seu diagnóstico sorológico podemos usar:
aglutinação com partículas de latex, revestidas com globulinas anti-C.neoformans para pesquisa do antígeno polissacarídico deste fungo
imunodifusão em gel de ágar revestidos com globulinas anti-C.neoformans para pesquisa do antígeno deste fungo
aglutinação de antígenos purificados com imunoglobulinas revestidas com anti-C.,neoformans
imunodifusão dupla
Considere as afirmações sobre absorção atômica:
I - A quantidade de luz absorvida é proporcional ao número de átomos que estão no estado fundamental presentes na chama. Este é o princípio básico da espectroscopia de absorção atômica.
II - Como um átomo de um determinado elemento químico dá origem a um espectro de raias definido e característico, segue-se que diferentes estados de excitação estão associados a diferentes elementos.
III - Como os espectros de absorção da maior parte dos elementos são mais simples do que os respectivos espectros de emissão, a espectroscopia de absorção atômica está menos sujeita a interferências entre elementos do que a espectroscopia de emissão de chama.
IV - A espectroscopia de absorção atômica é sempre menos sensível do que a espectroscopia de emissão de chama.
V - O espectro de absorção de um dado elemento é normalmente associado apenas às transições que envolvem o estado fundamental.
Das afirmações acima são corretas, somente:
I, II e III
I, II e IV
I, II, III e V
III, IV e V
Constitui critério para uma apropriada seleção de medicamentos
a inclusão de medicamentos com eficácia comprovada, baseada em ensaios clínicos controlados realizados em humanos.
a escolha, dentro de um grupo de mesma ação farmacológica, de medicamentos com o mesmo perfil farmacocinético.
Com base no texto acima, na implantação, na estruturação e no funcionamento de farmácia clínica no âmbito de uma farmácia hospitalar, julgue os itens subseqüentes.
Segundo publicação do Ministério da Saúde sobre Farmácia Hospitalar (Guia Básico, 1994), a implantação da farmácia clínica pressupõe a existência de uma farmácia hospitalar moderna e bem estruturada. A experiência de Natal contraria esse pressuposto.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}