Listagem de Questões de Farmácia
Analise as afirmativas abaixo:
I - Os principais produtos de biotransformação da cocaína são: éster metilecgonina e a benzoilecgonina, compreendendo 80 a 90% da dose total excretada na urina.
II - Em Análises Toxicológicas realizadas com tecidos provenientes de necrópsias, em casos de overdose, as concentrações mais elevadas de cocaína são encontradas na urina e nos rins, seguidos pelas concentrações no cérebro, sangue e bile.
III - A cocaína não atravessa a barreira hematoencefálica, mesmo sendo lipofílica.
IV - A cocaína possui como mecanismo de ação a interferência com os sítios de atuação da dopamina, noraepinefrina e serotonina.
V - A administração repetida da cocaína, leva a uma diminuição do limiar convulsígeno, levando ao aparecimento de convulsões, mesmo em doses não compatíveis com a intoxicação aguda.
São corretas:
I, II e III
II, III e V
I, II, IV e V
II, III, IV e V
Considere as afirmações sobre radioimunoensaio:
I - A base para o desenvolvimento do radioimunoensaio veio das experiências "in vivo" de Berson e Yalow em 1956.
II - O radioimunoensaio pode ser utilizado para quantificar hormônios, drogas, marcadores tumorais, alérgenos e anticorpos e antígenos em doenças parasitárias.
III - O radioimunoensaio é um teste em que a quantidade de reagente não é limitada à diluição de anticorpo utilizado.
IV - No radioimunoensaio de fase sólida, um dos reagentes é imobilizado nas cavidades de placas plásticas de microtitulação.
V - Uma parte crítica e que introduz a maior fonte de erro do radioimunoensaio é a separação das funções livre e ligada da substância marcada.
Das afirmações acima são verdadeiras somente:
I e III
II, III e IV
I, III e V
Analise as afirmativas:
I - A sintomatologia terminal da intoxicação letal por cocaína envolve hipertermia, arritmia ventricular, midríase, convulsões e parada respiratória.
II - Numa intoxicação por cocaína a necropsia mostra sinais inespecíficos de óbito por asfixia, isto é, edema pulmonar, congestão visceral e petéquias. Pode haver evidência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
III - Os níveis sanguíneos determinados em amostras post-mortem, não podem ser interpretados como aqueles que levaram ao óbito, pois há remoção espontânea ou enzimática de cocaína, pré e pós morte.
IV - A interação da cocaína com álcool etílico pode resultar em efeitos cardiovasculares (freqüência cardíaca e pressão sanguínea) menos acentuados em relação aos observados com cada condição em separado.
V - Entre 6 e 48 horas, somente seus produtos de biotransformação são detectados no plasma. É possível encontrar produtos de biotransformação em urina de usuários crônicos até 3 semanas após a suspensão do uso de droga.
Estão corretas somente:
I, II e IV
I, II, III e V
O paraquat é um herbicida e por ser tóxico pode provocar intoxicações. Analise as afirmativas abaixo:
I - É um sal de amônio quaternário, bastante solúvel em água e largamente absorvido por via digestiva, inalatória e dérmica.
II - Após a absorção, o paraquat liga-se fortemente às proteínas plasmáticas, sendo distribuído principalmente para os rins, pulmões e músculos.
III - O mecanismo de ação pode ser explicado pela alta afinidade do paraquat com os processos de óxido-redução, desencadeando a formação de radicais livres. Isto ocorre na presença do NADPH e do citocromo P450 redutase.
IV - Numa intoxicação por paraquat o fígado é afetado moderadamente, os rins são acometidos precocemente e as alterações pulmonares manifestam-se dois a quatro dias depois da ingestão.
V - A morte numa intoxicação por paraquat sobrevém geralmente por insuficiência respiratória progressiva e em casos graves a principal complicação é o choque.A morte se deve à falência de múltiplos órgãos.
Estão corretas
I, III e IV
III, IV e V
I - A validade da utilização da atividade colinesterásica para a monitorização biológica na exposição a anticolinesterásicos é ilimitada, não sofrendo variações biológicas, intra e inter individuais, na população sadia.
II - No caso dos carbamatos, outro método de monitoração biológica utilizado, porém de menor importância, é a determinação de produtos de biotransformação na urina.
III - A colinesterase eritrocitária constitui um indicador mais específico e sensível em exposições crônicas do que a colinesterase plasmática.
IV - Valores baixos de atividade da colinesterase plasmática podem ser encontrados em pessoas portadoras de doenças hepáticas e aumentados no hipertireoidismo.
V - Valores baixos da colinesterse eritrocitária são encontrados em indivíduos com leucemias e neoplasias, enquanto altos valores existem em pessoas com policitemia, talassemias ou discrasias sanguíneas congênitas.
Marque a alternativa verdadeira:
I e III são corretas
I, III e IV são corretas
II é incorreta
I é incorreta
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}