Listagem de Questões de Farmácia
Sobre a cromatografia, marque a opção verdadeira:
A cromatografia pode ser classificada de acordo com os mecanismos de separação física em cromatografia de adsorção e de partição. A de adsorção baseia-se nas diferentes solubilidades dos componentes da amostra.
Na Cromatografia em Camada Delgada a análise qualitativa de uma substância realiza-se através de seu Rf que se determina pela relação entre a distância percorrida pela fase móvel dividida pela distância percorrida pela substância.
A fase móvel é selecionada em função de suas polaridades; logo em ordem crescente de polaridade podemos citar: éter de petróleo, clorofórmio, acetona, metanol e água.
O processo de separação da Cromatografia em Camada Delgada está fundamentado no fenômeno de partição
Sobre a cromatografia gasosa, marque a opção verdadeira:
A cromatografia gasosa é utilizada na separação de substâncias volatilizáveis, uma vez que se usam temperaturas convenientes no local de injeção da amostra e na coluna, possibilitando a vaporização dessas substâncias.
A fase estacionária na cromatografia gasosa é um gás. E os gases mais usados são: nitrogênio, hélio, hidrogênio e argônio.
O Detector de captura de elétrons utilizado na Cromatografia Gasosa é seletivo para compostos contendo fósforo e nitrogênio como os inseticidas fosforados e nitrogenados.
O Detector por ionização em Chama tem uma baixa sensibilidade, sendo utilizados para identificação de compostos com halogênios como os inseticidas clorados.
Na identificação de drogas pode-se afirmar corretamente:
A identificação da maconha pode ser feita utilizando-se o reagente de DUQUENÓIS ( solução de nitrato férrico) levando a um composto violeta.
A maconha pode ser identificada por Cromatografia em Camada Delgada, utilizando-se um revelador denominado ninidrina
A cocaína ( cloridrato) pode ser identificada utilizando o tiocianato de cobalto produzindo um precipitado azul o qual não se dissolve na presença de ácido clorídrico.
O princípio ativo da maconha é o tetrahidrocanabinol classificado como alcalóide.
Sobre os Benzodiazepínicos, marque a opção verdadeira:
Os benzodiazepínicos são substâncias estimulantes do Sistema Nervoso Central que interagem com receptores específicos localizados paralelamente aos receptores de GABA.
O uso crônico de benzodiazepínicos produz tolerância e dependência. A tolerância é explicada por sua capacidade de provocar indução enzimática.
São fármacos relativamente seguros, uma vez que têm largo índice terapêutico.
São bem distribuídos pelos tecidos orgânicos e ligam-se fracamente às proteínas plasmáticas.
Com relação aos barbitúricos é correto afirmar:
Os barbitúricos de ação curta são mais potentes e, naturalmente, mais tóxicos que os de ação prolongada.
Os barbitúricos não atuam como depressores gerais do sistema nervoso central.
A dose letal dos barbitúricos não sofre variação.
Os barbitúricos não têm ação seletiva sobre a condução multineuronal da formação reticular ascendentes, reguladora do sistema sono-vigília.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}