Listagem de Questões de Farmácia
Leia as alternativas abaixo e marque a opção correta:
Um dos parâmetros utilizados para expressar o grau de toxicidade crônica das substâncias químicas é a DL50.
A natureza dos efeitos tóxicos produzidos por um certo agente químico independe da freqüência e duração da exposição.
Com base nos valores de DL50 , as substâncias que necessitam de altas doses para produzir o efeito tóxico são classificados como altamente tóxicos.
A DL50 possibilita saber se um toxicante é absorvido com a mesma eficiência por diferentes vias de administração.
A administração de duas ou mais substâncias leva a interações químicas. Analise as afirmativas relacionadas ao assunto e marque a opção verdadeira:
A interação entre duas substâncias com mecanismos de ação iguais, resulta em uma soma de efeitos produzidos por cada uma delas, levando a um efeito aditivo.
O tetracloreto de carbono e etanol são hepatotóxicos, mas, juntos, um bloqueia a ação do outro, produzindo uma anulação do efeito hepatotóxico.
Sinergismo acontece quando uma determinada substância não tem efeito tóxico num certo órgão ou sistema, mas quando administrada junto a outra substância química com toxicidade específica em determinado órgão, torna a última muito menos tóxica.
Potenciação acontece quando o efeito combinado das duas substâncias é igual ou superior soma matemática dos efeitos que cada uma delas produz quando administradas separadamente.
Os toxicantes atravessam as membranas por diferentes mecanismos, dependendo de suas propriedades físico-químicas. Sobre o assunto, marque a opção verdadeira:
O transporte passivo é o mecanismo dependente exclusivamente do gradiente de concentração. Este processo compreende a pinocitose.
Na difusão facilitada, a substância é transportada por carreador, havendo consumo de energia, e ocorrendo a favor do gradiente de concentração.
O transporte ativo é um processo caracterizado por consumo de energia, movimento de substância contra gradiente de concentração e a existência de substâncias carreadoras de moléculas.
A filtração é um exemplo de transporte ativo.
Marque a opção verdadeira.
As substâncias xenobióticas são, em sua maioria, lipofílicas; essa propriedade dificulta o seu transporte na corrente sangüínea por lipoproteínas.
As substâncias xenobióticas lipofílicas são metabolizadas a metabólitos hidrofílicos em duas etapas (reações). Essas reações produzem produtos de conjugação com substratos endógenos, que são hidrossolúveis e excretados com mais facilidade.
Fatores endógenos, como estado nutricional e hormonal, não alteram as atividades das enzimas envolvidas no metabolismo de substâncias xenobióticas.
Fatores exógenos (por exemplo, drogas, etanol, estresse) não podem induzir ou inibir as atividades das enzimas que metabolizam xenobióticos.
O pH e o pKa são fatores importantes na absorção gastrintestinal. Logo, uma substância ácida com pKa < 3 é melhor absorvida no intestino.
As moléculas polares atravessam facilmente as membranas, deslocando-se rapidamente de um compartimento a outro.
As proteínas séricas têm o poder de complexar muitas moléculas. A porção do toxicante complexada com as proteínas é temporariamente inativada e é incapaz de atravessar membranas.
O volume de distribuição é um parâmetro toxicocinético que indica a extensão da distribuição de uma substância. Logo, um grande volume de distribuição indica que uma grande fração permanece no plasma.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}