Questões de Farmácia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia

A Portaria da SCTIE/MS nº 54, de 11 de novembro de 2020, e a Portaria Conjunta nº 17, de 12 de novembro de 2019, aprovam o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o Diabete Melito Tipo 2 (DM 2) e Tipo 1 (DM 1), respectivamente. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto. ( ) São opções terapêuticas incluídas para o tratamento do DM 2: metformina; glibenclamida; glicazida; insulina NPH; insulina regular e dapagliflozina. ( ) São opções terapêuticas incluídas para o tratamento do DM 1: Insulina NPH; Insulina regular; Insulina Análoga de ação rápida e Insulina Análoga de ação prolongada. ( ) De acordo com o PCDT do DM1, para a manutenção do tratamento com a insulina análoga de ação rápida e de ação prolongada, o paciente deverá comprovar a manutenção da automonitorização e do acompanhamento regular. ( ) Para o uso de análogo de insulina de ação prolongada, os pacientes com DM 1 deverão ter utilizado a insulina NPH associada à insulina análoga de ação rápida por pelo menos 6 meses. ( ) O uso da dapagliflozina é recomendado para pacientes com DM 2, com idade igual ou superior a 45 anos e doença cardiovascular estabelecida que não conseguiram controle adequado em tratamento otimizado com metformina. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Estrogênios e progestogênios são hormônios endógenos dotados de numerosas ações fisiológicas. Há vários estrogênios disponíveis para administração oral, parenteral e transdérmica. Com relação ao uso de estrogênios, assinale a alternativa correta.

A glândula tireoide foi descrita por Galen e denominada glandulae thyroideae por Wharton em 1656. Durante dois séculos, vários médicos deram sua opinião a respeito da função dessa glândula. Atualmente, sabe-se que ela produz hormônios derivados de aminoácidos da tironina que contenham iodo. Numerosos compostos estão aptos a interferir, direta ou indiretamente, na síntese, na liberação ou na atuação dos hormônios tireoidianos. Vários desses compostos têm valor clínico para o controle temporário ou prolongado dos estados de hipertireoidismo. Os principais inibidores podem ser classificados em quatro categorias: fármacos antitireoidianos; inibidores iônicos; concentrações elevadas do próprio iodo; e iodo radioativo. No que se refere a essas categorias, assinale a alternativa correta.

O esforço constante para reduzir cada vez mais os riscos relacionados à transfusão de sangue, principalmente no que se refere à transmissão de doenças, tem impulsionado a organização de serviços e procedimentos voltados para a seleção de doadores em condições adequadas de saúde. É nesse contexto que se apresentam os procedimentos da triagem clínica, cujo objetivo é proteger tanto os doadores quanto os pacientes que receberão a transfusão. Quanto às etapas da triagem de doadores de sangue, julgue os itens a seguir. I Uma das etapas da triagem dos doadores de sangue consiste na triagem clínica do candidato. Nessa fase, é realizada a pré-triagem, que consiste na verificação do peso e na aferição da pressão arterial, da temperatura e do pulso do candidato. Em seguida, realiza-se a triagem hematológica, com medidas do hematócrito ou da hemoglobina, e, por fim, realiza-se a entrevista do candidato, com avaliação da história e do estado atual de saúde do candidato. II Caso o paciente esteja apto para a doação de sangue, ele deverá estar em jejum há, pelo menos, quatro horas. Após o término da doação, deverá ser oferecido um lanche para o doador. III Após a doação do candidato, a bolsa de sangue será preparada de modo que haja a divisão dos hemocomponentes. Estes serão submetidos a testes imuno-hematológicos, por meio das amostras sanguíneas também coletadas do candidato. Se houver qualquer alteração na bolsa ou na amostra, serão realizados novos testes e o melhor de três testes será mantido para a decisão de apto ou inapto. IV A pesquisa de anticorpos irregulares é um dos exames realizados na amostra da bolsa. Esse exame procura, no plasma ou no soro, anticorpos que não estão relacionados ao grupo ABO e, portanto, não são encontrados regularmente. A quantidade de itens certos é igual a

Os antígenos de grupos sanguíneos eritrocitários são estruturas dev-macromoleculares localizadas na superfície extracelular da membrana dos eritrócitos. Nos últimos anos, com o avanço dos estudos moleculares, dos 29 sistemas de grupos sanguíneos reconhecidos pela Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea, os genes codificadores de 28 sistemas foram clonados e sequenciados. Até o momento, 989 alelos de 39 genes de grupos sanguíneos foram identificados, revelando aspectos sobre a funcionalidade e a importância da expressão das proteínas que carregam antígenos na membrana eritrocitária e determinam, entre outros, os sistemas sanguíneos. Os dois sistemas amplamente conhecidos e fundamentais para as transfusões sanguíneas são o sistema ABO e o sistema Rh. A respeito do sistema de grupo sanguíneo Rh, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis