Questões de Ética na Administração Pública da EDUCA

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Listagem de Questões de Ética na Administração Pública da EDUCA

_____________ são pressupostos universais que definem regras essenciais que beneficiam um sistema maior que é a humanidade, enquanto que __________________ são regras individuais que orientam, como bússolas internas as relações, as decisões e as ações.
A sequência de palavras que completam os espaços em branco acima é:

#Questão 880569 - Ética na Administração Pública, Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais, EDUCA, 2020, Prefeitura de Cabedelo - PB, Provas: Professor de Educação Básica II - História Professor de Educação Básica II - Matemática Professor de Educação Básica II - Geografia Professor de Educação Básica II - Português Professor de Educação Básica II - Educação Física

Na relação entre ética, democracia, cidadania e a função pública é CORRETO afirmar:
1) Que a ética da administração pu?blica é orientada para o serviço pu?blico, deve ser suportada por comportamentos congruentes com o interesse geral. O primado do interesse pu?blico impõe aos funcionários uma pluralidade de deveres como o dever de neutralidade; o dever de legalidade; justiça e imparcialidade; igualdade; proporcionalidade; colaboração e boa fé; informação e qualidade, lealdade; integridade; competência e responsabilidade, deveres estes preconizados na Carta Ética da Administração Pu?blica (1989).
2) Que uma administração pu?blica moderna é uma administração receptiva, que não encara os cidadãos apenas como votantes, contribuintes ou consumidores, mas sim como cidadãos ativos com direitos e obrigações, a quem a administração se abre para que possam intervir no processo de gestão pu?blica. Na gestão da vida econômica, social, política e cultural. Não ó adquirem a capacidade de influenciar os resultados das políticas pu?blicas, como sãoco-responsáveis pelas mesmas.
3) Que é importante produzir e disponibilizar informação de qualidade, organizada na perspectiva dos cidadãos, horizontal e integrada, simples, que forneça elementos concretos, como padrão ao perfil dos diferentes destinatários melhorando a qualidade da participação cívica, com a utilização de uma comunicação como resposta a crises ou pressões de cidadãos insatisfeitos, uma vez que, o cidadão só tende em participar quando sente que o seu envolvimento terá influência nos assuntos em debate.
4) Que trata-se de governação centrada nos cidadãos, pelo conjunto de práticas governamentais que encorajam de forma permanente o exercício da cidadania plena e as suas responsabilidades, em que a Administração Pu?blica estabelece novas bases e processos de envolvimento dos cidadãos na vida pu?blica. Um conceito caracterizado pelo exercício de poderes e responsabilidades nas políticas pu?blicas no contexto de governação do dia-a-dia através da participação cívica. Em relação à causa pu?blica e de abertura do funcionamento da administração aos cidadãos.
5)Que a comunicação pu?blica permite desenvolver uma ética de responsabilidade pelo bem comum partilhada para quem procura a atividade administrativa, levando-os a participar mais e melhor na gestão dos assuntos pu?blicos, de modo que a capacidade de estabelecer uma relação de comunicação com o maior nu?mero de atores envolvidos passa por recorrer a canais exclusivos de acesso a comunicação e atendimento pessoal.
Estão CORRETA(S):

Ao considerarmos que os agentes pu?blicos devem possuir características éticas e morais para poder administrar o bem pu?blico e não ser corruptível. E que esses princípios devem ter características universais e precisam ser válidos para todas as pessoas e para sempre. É CORRETO afirmar que:


1) A ética na administração e a moralidade administrativa representam a face da moralidade pu?blica que se sujeita ao controle social, pois a moralidade é encontrada nos julgamentos que as pessoas fazem sobre a conduta e não na própria conduta. E tratando-se de moralidade pu?blica, torna-se imperioso o baixo grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e pu?blico, não um ato individual e privado.


2) O bom agente pu?blico é o que, usando de sua competência para o preenchimento das atribuições legais, se determina não só pelos preceitos vigentes, mas também pela moral comum. Se os primeiros delimitam as fronteiras do lícito e do ilícito, do justo e do injusto – a segunda espera dele conduta honesta, intrínseca e extrinsecamente conforme a função realizada por seu intermédio, Isso porque eles desempenham um papel fundamental como elementos reguladores do comportamento das pessoas.


3) O maior teste para a ética é a relação de poder. A ética deve ser mais forte que o poder, os princípios éticos precisam estar acima das manifestações de poder. A sociedade ideal sempre se guia pelos valores da ética e da moral adaptada. A felicidade humana se produz pela ética, e não pela política, mas, por um conjunto cotidiano das ações dos agentes pu?blicos que reproduzem interesses como padrão das relações humanas.


4) A moralidade da administração pu?blica não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pu?blico, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo, da mesma forma que tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.


5) O interesse pu?blico, objetivo supremo dos esforços dos servidores pu?blicos, deve estar associado aos valores da confiança e do relacionamento entre cidadãos, e não simplesmente à satisfação de demandas de consumo, o que significa a busca de um interesse pu?blico formado por interesses individuais compartilhados e responsabilidades divididas entre todos em um processo de construção do bem público de forma colaborativa.


Estão CORRETAS:

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