Questões de Ética na Administração Pública da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Ética na Administração Pública da CESPE / CEBRASPE

Abílio, gerente de um órgão do Poder Judiciário, desempenha diversos papéis em seu trabalho. Ele coordena o setor administrativo, executa atividades técnicas de sua área de formação, gerencia o atendimento do setor e ainda participa da diretoria da associação dos servidores daquele órgão. Abílio é muito religioso, bom pai de família, excelente profissional e mantém bom relacionamento interpessoal no trabalho, tanto no nível vertical quanto no horizontal.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, relativos à ética e à qualidade de atendimento no serviço público.

Para garantir a prestação de bom atendimento aos clientes de seu setor, Abílio exige que seus colaboradores atendam à clientela rigorosamente conforme os padrões estabelecidos pelo órgão. Agindo dessa maneira, Abílio está sendo intransigente com sua equipe, o que caracteriza conduta antiética.

Abílio, gerente de um órgão do Poder Judiciário, desempenha diversos papéis em seu trabalho. Ele coordena o setor administrativo, executa atividades técnicas de sua área de formação, gerencia o atendimento do setor e ainda participa da diretoria da associação dos servidores daquele órgão. Abílio é muito religioso, bom pai de família, excelente profissional e mantém bom relacionamento interpessoal no trabalho, tanto no nível vertical quanto no horizontal.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, relativos à ética e à qualidade de atendimento no serviço público.

Ao atender seus clientes internos e externos, Abílio evita ser redundante na comunicação. Essa conduta de Abílio é correta, pois a redundância é uma barreira à comunicação eficaz.

Abílio, gerente de um órgão do Poder Judiciário, desempenha diversos papéis em seu trabalho. Ele coordena o setor administrativo, executa atividades técnicas de sua área de formação, gerencia o atendimento do setor e ainda participa da diretoria da associação dos servidores daquele órgão. Abílio é muito religioso, bom pai de família, excelente profissional e mantém bom relacionamento interpessoal no trabalho, tanto no nível vertical quanto no horizontal.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, relativos à ética e à qualidade de atendimento no serviço público.

De acordo com a situação apresentada, Abílio é hábil no relacionamento interpessoal tanto com seus superiores quanto com seus pares. Essa característica de Abílio demonstra que ele tem inteligência emocional.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da ética e qualidade de atendimento no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Hélio é servidor público do setor de atendimento de um tribunal judiciário. Ele tem muitos afazeres e, por isso, deixa os clientes à espera de atendimento enquanto resolve os problemas internos do setor. Nessa situação, o comportamento de Hélio caracteriza atitude contrária à ética no serviço público.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da ética e qualidade de atendimento no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Gabriel é um servidor público exemplar, cortês, disponível e atencioso no trabalho. Ele resiste a todas as pressões de seus superiores hierárquicos e não aceita nenhum presente de clientes em troca de suas ações no trabalho. Nessa situação, Gabriel está cumprindo com ética o desempenho de seu cargo público.

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