Questões de Estatística da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Estatística da Instituto Consulplan

Em determinado Conselho Regional de Medicina, um estatístico está interessado em montar o perfil dos médicos julgados a partir dos processos ético-profissionais registrados no sistema. Para investigar se a área da medicina do médico julgado tem impacto no artigo infringido de acordo com o Código de Ética Médica, ele conduziu um teste qui-quadrado de independência. Considere que as suposições para a realização do teste foram satisfeitas. As variáveis foram assim categorizadas:
Área da medicina: Ginecologia; Cirurgia Geral; e, Medicina do Trabalho;
Artigos infringidos: Artigos I, II, III e IV.
Sob a hipótese nula, a estatística de teste tem uma distribuição qui-quadrado com quantos graus de liberdade?

Dois analistas, José e Ricardo, combinaram de se encontrar na sala de reuniões da empresa em que trabalham às 15h30min. O tempo de chegada de José é uma variável aleatória uniformemente distribuída entre 15h15min e 15h45min. Já o tempo de chegada de Ricardo é uma variável aleatória uniformemente distribuída entre 15h00min e 16h00min. Considerando que essas variáveis aleatórias são independentes, qual a probabilidade de que José chegue primeiro?

Considere a verificação da qualidade do ajuste de um modelo de regressão linear múltipla que assume a homocedasticidade dos erros. Dentre os testes apresentados a seguir, aquele que pode ser utilizado na análise de resíduos para verificar a homocedasticidade é o teste de: 

Determinado contador recebeu uma demanda com 50 contas para serem auditadas. Sabe-se que os tempos gastos para que ele faça a auditoria em cada conta são variáveis aleatórias independentes e identicamente distribuídas com média de 20 minutos e variância de 16 minutos2. Ao utilizar o teorema do limite central, qual a probabilidade aproximada de que sejam gastos menos de 450 minutos para auditar 25 contas?
Observação: ? (z) = P (Z ? z), onde Z ~ N (0,1). 

Os intervalos de confiança constituem uma metodologia de estimação intervalar bastante utilizada em Estatística para fazer inferência sobre um ou mais parâmetros de interesse. Dois componentes são imprescindíveis na construção dos intervalos de confiança: tamanho da amostra e nível de confiança. Considere as seguintes situações hipotéticas na construção de um intervalo de confiança:
• Alterar apenas o tamanho da amostra de n = 30 para n = 100;
• Alterar apenas o nível de confiança de 90% para 95%.
Nas situações citadas anteriormente, o que ocorre, respectivamente, com a amplitude do intervalo de confiança construído após as alterações?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis