Questões de Estatística do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Estatística do ano 2023

Conforme divulgado no portal institucional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nos termos do Art. 1º, § 1º, da Resolução CNMP nº 74, de 19 de julho de 2011, a Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP atua na coleta de dados do Ministério Público da União e dos Estados referentes à estrutura de pessoal, tecnologia da informação, orçamentária e financeira, os quais são objeto de divulgação, pela Presidência do CNMP, na ferramenta on-line “Ministério Público: um retrato”, que apresenta dados sobre a atuação funcional e administrativa das unidades e ramos do Ministério Público, além do CNMP. Os gráficos a seguir trazem informações sobre o número de inquéritos policiais recebidos pelos Ministérios Públicos Estaduais e foram extraídos das edições impressas dessa ferramenta referentes aos dados dos anos de 2016 e 2017:
Imagem associada para resolução da questão

A partir da análise desses gráficos, assinale a afirmativa correta.

Três sedes administrativas, A, B e C, são responsáveis por receber e distribuir os processos encaminhados a um determinado Ministério Público Estadual. Considere que as probabilidades a priori de que um processo selecionado aleatoriamente seja recebido pelas sedes A, B e C são 0,25, 0,45 e 0,30, respectivamente. Dentre os processos recebidos pela sede A, 5% são distribuídos ao setor errado. Dentre aqueles recebidos pela sede B, o percentual de processos distribuídos ao setor errado é de 10%, enquanto que a sede C distribui erroneamente apenas 3% dos processos que recebe. Se um processo selecionado aleatoriamente foi distribuído ao setor errado, qual a probabilidade a posteriori aproximada de que ele não tenha sido recebido pela sede B?

Considere que o Ministério Público do Trabalho (MPT) oferece cursos de qualificação profissional em 100 municípios brasileiros: 20 na região Sul (S); 30 na região Sudeste (SD); 15 na região Centro-Oeste (CO); 20 na região Nordeste (ND); e, 15 na região Norte (N). O MPT cogita acrescentar mais um curso à lista de cursos atualmente disponíveis. No intuito de estimar a demanda mensal média e a demanda mensal total pelo novo curso em cada região, procedeu-se à implementação do curso cogitado em 4 municípios da região Sul; 6 da região Sudeste; 3 da região Centro-Oeste; 4 da região Nordeste; e, 3 da região Norte, os quais foram selecionados aleatoriamente. Ao longo de alguns meses, apurou-se, com base nas quantidades de pessoas que se inscreveram no novo curso, os resultados das médias amostrais em cada região: 
Imagem associada para resolução da questão

A partir desses dados amostrais e utilizando-se dos procedimentos apropriados ao plano amostral adotado, a demanda mensal média populacional pelo novo curso, denotada por ?, foi estimada pontualmente, sendo tal estimativa denotada porImagem associada para resolução da questão . Além disso, calculou-se a margem de erro associada ao intervalo de 95% de confiança para ? como sendo igual 15,5. Com base nesses dados, conclui-se que o valor de Imagem associada para resolução da questão, a estimativa pontual para a demanda mensal média populacional ? e o intervalo de 95% de confiança para a demanda populacional total pelo novo curso são, respectivamente: 

São resumidos a seguir os resultados da análise de variância resultante do ajuste de um modelo de regressão linear homocedástico definido como Yi = ?0 + ?1X1i + ... + ?pXpi ?i, onde i = 1, . . . , n e ?i são erros independentes e normalmente distribuídos com média igual a zero e variância ?2. A estimação foi feita utilizando o método dos mínimos quadrados ordinários:

• Soma de Quadrados Total = 5.000;
• Soma de Quadrados dos Resíduos = 1.800;
• Graus de Liberdade Total = 40; e,
• Graus de Liberdade da Regressão = 4.
Com base nesses resultados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) A estimativa não-viesada para ? é igual a 50.
( ) A amostra é composta por n = 40 observações.
( ) O modelo apresenta um total de p = 4 variáveis explicativas.
( ) A raiz quadrada do coeficiente de determinação R² é igual a 0,80.
( ) Sabendo que a região crítica (RC) do teste F associado ao problema é RC = {Fobs > 2,63} para 95% de confiança, onde Fobs representa o valor observado da estatística de teste, conclui-se que pelo menos uma das variáveis explicativas incluídas no modelo é significativa para explicar a variável dependente, com 5% de significância.

A sequência está correta em

Considere as variáveis aleatórias discretas X e Y e sua distribuição de probabilidade conjunta p(x, y) dada a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Analise as afirmativas a seguir.
I. Cov (X, Y) = 0.
II. X e Y são independentes.
III. P (X = 1IY = 0) = 0,25.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis