Questões de Estatística do ano 2010

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Listagem de Questões de Estatística do ano 2010

No teste do qui-quadrado para dados emparelhados – teste de McNemar –, para uma tabela de contingência padrão 2x2, o número de graus de liberdade é:

Para a avaliação da qualidade do atendimento policial em um município, foram aplicados questionários para cidadãos que compareceram, em determinada semana, nos postos policiais do município para solicitar algum tipo de serviços. Essa avaliação considerou uma estratificação da amostra por nível de escolaridade, tendo sido estabelecida a seguinte alocação amostral: 170 pessoas com escolaridade de nível fundamental, 100 pessoas com nível médio e 50 de nível superior. A partir desse levantamento, foram produzidos os seguintes resultados.

A estatística qui-quadrado possui 4 graus de liberdade e foi igual a 26,2879 e o p-valor correspondente foi igual a 2,758 × 10-5. O coeficiente de contingência (C) e o coeficiente de contingência modificado (T) foram os seguintes: C = 0,2755; T = 0,1433. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

Os coeficientes C e T são medidas de associação, assim como a estatística qui-quadrado. Desses, porém, o coeficiente T é o mais adequado para se efetuarem interpretações, por estar limitado ao intervalo [0, 1].

Para a avaliação da qualidade do atendimento policial em um município, foram aplicados questionários para cidadãos que compareceram, em determinada semana, nos postos policiais do município para solicitar algum tipo de serviços. Essa avaliação considerou uma estratificação da amostra por nível de escolaridade, tendo sido estabelecida a seguinte alocação amostral: 170 pessoas com escolaridade de nível fundamental, 100 pessoas com nível médio e 50 de nível superior. A partir desse levantamento, foram produzidos os seguintes resultados.

A estatística qui-quadrado possui 4 graus de liberdade e foi igual a 26,2879 e o p-valor correspondente foi igual a 2,758 × 10-5. O coeficiente de contingência (C) e o coeficiente de contingência modificado (T) foram os seguintes: C = 0,2755; T = 0,1433. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

A frequência esperada para o número de entrevistados insatisfeitos de nível médio foi superior a 20 e inferior a 22.

Para a avaliação da qualidade do atendimento policial em um município, foram aplicados questionários para cidadãos que compareceram, em determinada semana, nos postos policiais do município para solicitar algum tipo de serviços. Essa avaliação considerou uma estratificação da amostra por nível de escolaridade, tendo sido estabelecida a seguinte alocação amostral: 170 pessoas com escolaridade de nível fundamental, 100 pessoas com nível médio e 50 de nível superior. A partir desse levantamento, foram produzidos os seguintes resultados.

A estatística qui-quadrado possui 4 graus de liberdade e foi igual a 26,2879 e o p-valor correspondente foi igual a 2,758 × 10-5. O coeficiente de contingência (C) e o coeficiente de contingência modificado (T) foram os seguintes: C = 0,2755; T = 0,1433. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

O p-valor apresentado está associado a um teste de independência entre a escolaridade e o grau de satisfação.

Para a avaliação da qualidade do atendimento policial em um município, foram aplicados questionários para cidadãos que compareceram, em determinada semana, nos postos policiais do município para solicitar algum tipo de serviços. Essa avaliação considerou uma estratificação da amostra por nível de escolaridade, tendo sido estabelecida a seguinte alocação amostral: 170 pessoas com escolaridade de nível fundamental, 100 pessoas com nível médio e 50 de nível superior. A partir desse levantamento, foram produzidos os seguintes resultados.

A estatística qui-quadrado possui 4 graus de liberdade e foi igual a 26,2879 e o p-valor correspondente foi igual a 2,758 × 10-5. O coeficiente de contingência (C) e o coeficiente de contingência modificado (T) foram os seguintes: C = 0,2755; T = 0,1433. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

Apesar de a associação entre escolaridade e grau de satisfação ser estatisticamente significativa, essa associação é fraca.

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