Listagem de Questões sobre Geral
O fenômeno denominado Fluxo de Calor Crítico (CHF) implica uma mudança no regime de transferência de calor a duas fases, resultando em uma limitação a ser considerada no projeto térmico para um reator PWR. Esse parâmetro de projeto é denominado
Alterações em relação ao comportamento teórico no fluxo de nêutrons fazem com que ocorram desvios no comportamento previsto no projeto térmico do núcleo de um reator, implicando a necessidade de se considerarem fatores de segurança, denominados fatores de fluxo. Dentre essas alterações, inclui-se
Em um projeto termo-hidráulico de um reator nuclear PWR, determinaram-se, para um certo ponto, a temperatura do revestimento igual a 250 °C e a do fluido refrigerante como sendo igual a 220 °C . Considerando-se um fator de ponto quente (hot spot) igual a 2, qual o valor máximo de projeto para a temperatura do revestimento em °C?
A simulação resolve problemas estocásticos, gerando valores probabilísticos ou aleatórios sobre os modelos que imitam ou simulam a realidade. Dessa forma, considere que a frequência histórica de solicitações recebidas, no passado, pelo protocolo de um órgão público foi empregada para construir a distribuição de probabilidade apresentada nas figuras abaixo.
Probabilidade de receber 50 Pedidos de Registro (PR) = 0,20
Probabilidade de receber 80 Pedidos de Licenciamento (LC) = 0,50
Probabilidade de receber 40 Pedidos de Informações sobre Processos (IF) = 0,30
Considere que a figura abaixo apresenta a distribuição de probabilidade acumulada, F(x), a partir da qual foi possível construir o gerador do evento número de solicitações de cada tipo (x). Por exemplo: número de pedidos de registro (PR), número de pedidos de licenciamento (LC) e número de pedidos de informações sobre processos (IF).
O objetivo da simulação consiste em determinar o número de cada tipo de solicitação que chega ao protocolo para melhor planejar o atendimento. Admite-se que um valor aleatório para R, entre 0 e 1, é obtido por intermédio de um gerador de números aleatórios.
Considerando que foram gerados os seguintes valores para R: 0,80, 0,15 e 0,40, então é correto afirmar que foram protocolados os seguintes números de solicitações, respectivamente:
40 IF, 50 PR e 80 LC.
50 PR, 32 LC e 32 IF.
40 IF, 80 LC e 20 PR.
32 LC, 12 PR e 20 IF.
Carlos, responsável pela equipe de desenvolvimento de projetos de uma grande organização, precisou selecionar uma empresa de informática para solucionar uma pane na rede de computadores durante a jornada extra de trabalho no domingo, destinada a concluir um projeto de um cliente. A pane interrompeu as atividades e o projeto precisa ser entregue ao cliente na segunda-feira pela manhã.
Ao ligar para a empresa de manutenção Alta Ltda., foi informado da possibilidade de ser atendido imediatamente pelo valor de R$ 400,00 por hora. O valor foi considerado alto e Carlos estabeleceu, por algum mecanismo, que está disposto a pagar pela urgência o valor de R$ 250,00 por hora. Por um preço acima desse valor, prefere desculparse com o cliente e tentar convencê-lo de que o atraso na entrega foi devido a um imprevisto.
Sendo assim, ligou para outras duas empresas de plantão: Beta Ltda. e Gama Ltda. A primeira cobra R$ 240,00 por hora e pode estar em sua empresa em duas horas. A segunda cobra R$ 200,00 por hora, mas só poderá atendê-lo após quatro horas.
Considerando a situação hipotética acima, no que tange aos critérios qualificadores e ganhadores de pedidos, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Um critério qualificador é o critério de desempenho, segundo o qual a empresa deve atingir um nível mínimo de desempenho que a qualificará para competir em determinado mercado. Nessa situação, o critério qualificador é o tempo de atendimento.
II – Um critério ganhador de pedidos é o critério de desempenho com base no qual o cliente vai decidir seu fornecedor entre os qualificados. Nessa situação, o critério ganhador de pedido é o preço.
III – Assumindo-se que as empresas Beta Ltda. e Gama Ltda. ofereçam a mesma qualidade no serviço, ambas credenciam-se
V, F, V.
F, V, F.
V, V, F.
F, F, V.
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