Listagem de Questões sobre Geral
O rápido desenvolvimento da tecnologia tem tido importantes impactos sobre a prática da medicina. Cada vez mais, novos aparelhos têm permitido exames mais precisos e mais relevantes. A respeito de aparelhos médicos, julgue os itens a seguir.
Os equipamentos eletrocirúrgicos são utilizados como complemento aos bisturis convencionais durante procedimentos cirúrgicos. Algumas das possíveis vantagens da eletrocirurgia incluem o efeito da coagulação associada ao corte, quando desejado, e a destruição pelo calor de células, contribuindo para a redução do risco de disseminação de células doentes.
A radiologia foi a primeira técnica de diagnóstico por imagem e é, até hoje, uma das mais importantes. Técnicas que utilizam raios X são muito populares na área de traumatologia e ortopedia, mas são também usadas em outras especialidades, tais como cardiologia, urologia etc. Em uma sala de exames radiográficos, em geral as paredes e portas são revestidas internamente com folhas de chumbo ou o seu reboco é feito com barita. As instalações elétricas dessas salas devem ficar internamente ao revestimento de chumbo ou barita. Deve-se tomar cuidado na fixação das tubulações e caixas, protegendo as cabeças de pregos e parafusos com chumbo, de forma a evitar vazamentos de radiação.
Os aparelhos de hemodiálise promovem a filtragem do sangue por via extracorpórea, por meio de uma membrana própria para essa tarefa. Esse aparelho é utilizado especificamente para pacientes que apresentam comprometimento do fígado, quando este se torna incapaz de realizar sua função principal, que é a filtragem dos produtos tóxicos do metabolismo. Um componente importante desse aparelho é o dialisador, que é um componente por onde o sangue e o dialisato circulam, separados por uma membrana semipermeável. Esse componente é reaproveitável e pode ser utilizado por vários pacientes antes de ser descartado.
Os equipamentos de anestesia são de extrema importância em salas de cirurgia. Esse tipo de equipamento requer muitos cuidados, pois uma manutenção inadequada pode causar lesões e morte ao paciente. Por exemplo, vazamentos de gás podem afetar a exata proporção do gás injetado no paciente e acarretar estados de cianose.
Oxímetros de pulso são sensores utilizados para a determinação da concentração de oxigênio e de nitrogênio no sangue venoso. Essa quantificação é feita de forma invasiva, por meio da retirada de amostras de sangue, da irradiação da amostra com raios infravermelhos, e da detecção desses raios por sensores especiais. Esses dispositivos são muito utilizados em unidades de terapia intensiva.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}