Listagem de Questões sobre Geral
Julgue os itens a seguir, relativos a segurança na área biomédica.
Os tipos de correntes elétricas mais nocivos ao corpo humano são aqueles com freqüências acima de 1 MHz, caso em que ocorrem as piores queimaduras por eletricidade e a maior quantidade de ocorrências de fibrilação ventricular.
Considerando o percurso entre as mãos de um indivíduo humano, a máxima corrente elétrica de fuga permitida em um equipamento de assistência a paciente, a uma freqüência de 60 Hz, é de 150 microamperes.
Os efeitos causados por uma descarga elétrica no corpo humano dependem das características da corrente elétrica que circula por ele. Alguns dos fatores determinantes desses efeitos são a intensidade da tensão elétrica, a quantidade de corrente elétrica que a fonte de energia pode fornecer e a resistência elétrica do corpo.
Para a medição da corrente elétrica de fuga de um equipamento, deve-se desconectar o fio terra, energizar o equipamento e medir a corrente elétrica entre o chassi e uma impedância de carga aterrada, de valor igual a 1.000 ohms.
Para proteger-se da exposição a doenças infecciosas, um técnico de manutenção do departamento de engenharia clínica deve estar familiarizado com práticas básicas de controle de infecção e com procedimentos de pré-manuseio de equipamentos para reparação, como desinfecção, esterilização e descontaminação. A descontaminação é o processo de matar todos os agentes patogênicos reconhecidos; a desinfeção reduz os microrganismos para níveis seguros; e a esterilização mata todos os microrganismos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}