Listagem de Questões sobre Geral
O perigo da transmissão de doenças infecciosas pela água refere-se, na prática, às doenças infecciosas intestinais. A profilaxia desse tipo de doenças não se baseia em
tratamento adequado da água, com operação continuamente satisfatória
adição de flúor à água de abastecimento público, em doses controladas
manutenção da pressão adequada na rede de distribuição de água
manutenção de um distanciamento entre poços freáticos e fossas sépticas e sumidouros
proteção dos mananciais, inclusive medidas de controle de poluição da água
No projeto de uma estação de tratamento de esgotos, pode-se optar pelo emprego de reatores UASB, obtendo-se vantagens como boa remoção de matéria orgânica, baixos custos de implantação e operação e economia de energia. Contudo, antes de se decidir pelos reatores UASB, algumas das limitações inerentes a essa escolha devem ser analisadas. Considerando essas limitações, julgue os itens que se seguem.
A remoção de coliformes fecais e de muitos organismos patogênicos em reatores UASB é considerada baixa, o que inviabiliza o uso dos efluentes desses reatores em irrigação agrícola sem uma forma adicional de pós-tratamento.
Devido à alta remoção de nutrientes dos esgotos, principalmente de nitrogênio e fósforo, proporcionada pelos reatores UASB, estes não são particularmente indicados para os casos em que se necessita evitar a eutrofização do corpo receptor.
A associação de reatores UASB com alguma forma de tratamento biológico aeróbio, como o processo de lodos ativados, não apresenta vantagens econômicas ou operacionais.
Considerando uma interpretação estrita da Resolução CONAMA n.º 20/1986 para o teor máximo de nitrogênio amoniacal em efluentes que venham a ser lançados em um corpo receptor, os reatores UASB não poderiam ser considerados, de forma isolada, como opção de tratamento de esgotos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}