Questões de Engenharia Sanitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Sanitária

Os recursos hídricos constituem-se em bens públicos que toda pessoa física ou jurídica tem direito ao acesso e utilização, cabendo ao Poder Público a sua administração e controle. Para que este direito possa ser exercido, a Lei Federal nº. 9433/97 determinou que o usuário poderá solicitar a autorização, concessão ou licença (outorga) para a sua utilização. Com relação à outorga, definida anteriormente, analise.

I. Para a extração de água subterrânea é necessária a obtenção de outorga.

II. Lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final deve ser outorgado.

III. O uso de recursos hídricos com fins de aproveitamento dos potenciais hidrelétricos não devem ser outorgados, pois são assuntos relacionados ao Ministério de Minas e Energia.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Denomina-se Sistema de Abastecimento de Água ao conjunto de equipamentos, dispositivos e obras realizadas com o objetivo específico de fornecer água necessária para o consumo. A Estação de Tratamento de Água é componente essencial neste sistema, visando o atendimento da população usuária com abastecimento dentro dos padrões de qualidade estipulados. Neste contexto, analise.

 I. A neutralização de cargas tem papel fundamental no processo de coagulação/floculação.

II. O processo de mistura lenta é essencial para a filtração lenta, garantindo boa dispersão do coagulante.

III. Na decantação por fluxo laminar, o meio poroso utilizado deve ver granulometria homogênea.

IV. Com as informações do teste de jarros (jar test) o operador de estação de tratamento de água pode determinar as melhores condições de pH e a concentração de coagulantes para a água que será tratada.

 Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) são instrumentos aplicáveis em todas as formas de tutela ambiental, preventiva ou reparatória, mostrando-se bastante eficiente, uma vez que permite que órgãos públicos legitimados à ação civil pública possam tomar do causador de danos a interesses difusos e coletivos o compromisso de que venha a adequar a sua conduta às exigências legais, mediante cominações, com eficácia extrajudicial. Diante deste conceito, assinale a alternativa INCORRETA.

Ao analisar os problemas de controle de resíduos sólidos, é necessária uma abordagem que siga uma determinada hierarquia: em primeiro lugar, é necessário verificar se não será possível evitar a produção do resíduo, por exemplo: utilizar produtos fabricados de forma diferente, ou prolongar o tempo de vida útil do produto; em segundo lugar, é necessário verificar se não é possível encontrar uma nova serventia para esse produto, em que grande parte das suas propriedades ainda possam ser rentabilizadas, finalmente quando não é possível aproveitar grande parte do valor do produto pode-se tentar a terceira alternativa, ou seja, aproveitar a matéria-prima que o constitui, em alguns casos para fabricar produtos idênticos, como o uso de sucatas de aço para produzir perfis e chapas com características similares ao do produto original. Os três princípios constituem a conhecida sigla dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Nesse contexto, a reciclagem pode ser considerada como resultado de uma série de atividades pelas quais materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Com relação à reciclagem, analise.

I. A reciclagem de papel possui impacto significativo no equilíbrio entre emissão e remoção de CO2.

II. A reciclagem de plástico pré-consumo é utilizada por indústrias produtoras de artefatos de plástico que possuem política ambiental.

III. As latas de folha-de-flandres, muito utilizadas no setor de alimentos, são parte da matéria-prima para fundição de duralumínio.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A desinfecção da água em seu tratamento para fins potáveis tem por finalidade a destruição de microorganismos patogênicos presentes na água (bactérias, protozoários, vírus e vermes). A desinfecção é necessário, porque não é possível assegurar a remoção total dos micro-organismos pelos processos físicoquímicos, usualmente utilizados no tratamento de água. O cloro é o desinfetante mais utilizado e possui as seguintes finalidades, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis