Questões sobre Geral

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Listagem de Questões sobre Geral

 

As figuras acima ilustram três tipos construtivos comuns para trocadores de calor (I, II e III). Em relação a esses trocadores, julgue os itens que se seguem.

Entre os três tipos de trocador de calor representados na figura, apenas o tipo II é adequado à operação como condensador ou evaporador, devido ao uso de chicanas e ao volume interno do casco disponível nesse trocador.

 

As figuras acima ilustram três tipos construtivos comuns para trocadores de calor (I, II e III). Em relação a esses trocadores, julgue os itens que se seguem.

Os tipos de trocadores de calor I, II e III são, respectivamente, de placas brasadas, de casco e de tubos em espiral.

 

As figuras acima ilustram três tipos construtivos comuns para trocadores de calor (I, II e III). Em relação a esses trocadores, julgue os itens que se seguem.

Quanto a sua compacidade, definida em termos da razão área de transferência de calor por volume ocupado, comumente o trocador mais compacto entre os tipos mostrados é o tipo III, enquanto que o menos compacto é o tipo I.

Denomina-se cavitação o fenômeno originado por quedas de pressão, geralmente observado em sistemas hidráulicos, que causa ondas de choque e outros efeitos que comprometem o desempenho de máquinas hidráulicas. Acerca do fenômeno da cavitação, julgue os itens subsecutivos. Um sério problema em bombas centrífugas refere-se à erosão do seu rotor impelidor, provocada pela presença de partículas sólidas, em suspensão na corrente de líquido, que são arrastadas devido ao efeito da cavitação e colidem com as superfícies do rotor, causando seu desgaste.

Denomina-se cavitação o fenômeno originado por quedas de pressão, geralmente observado em sistemas hidráulicos, que causa ondas de choque e outros efeitos que comprometem o desempenho de máquinas hidráulicas. Acerca do fenômeno da cavitação, julgue os itens subsecutivos. Entre as medidas que se podem adotar para evitar a ocorrência da cavitação nas instalações de bombeamento, cita-se o aumento da altura de sucção e do comprimento da tubulação de sucção, o que afasta ao máximo a bomba do reservatório de captação, além do aumento das perdas de carga na sucção, que pode ser obtido pela redução do diâmetro dos tubos e conexões de sucção.

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