Questões de Engenharia Mecatrônica

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Listagem de Questões de Engenharia Mecatrônica

Com relação a mecânica dos solos e sistemas mecânicos, julgue os itens seguintes. As resultantes das forças internas que podem ser desenvolvidas em um elemento mecânico são quatro: força normal (ou axial), força de cisalhamento, momento fletor e momento torçor (ou torcional).

Com relação a mecânica dos solos e sistemas mecânicos, julgue os itens seguintes. Se uma correia que transmite movimento entre dois eixos circulares for instalada de forma cruzada, os eixos vão girar no mesmo sentido.

 

As figuras acima ilustram três tipos construtivos comuns para trocadores de calor (I, II e III). Em relação a esses trocadores, julgue os itens que se seguem.

Quanto a sua compacidade, definida em termos da razão área de transferência de calor por volume ocupado, comumente o trocador mais compacto entre os tipos mostrados é o tipo III, enquanto que o menos compacto é o tipo I.

Denomina-se cavitação o fenômeno originado por quedas de pressão, geralmente observado em sistemas hidráulicos, que causa ondas de choque e outros efeitos que comprometem o desempenho de máquinas hidráulicas. Acerca do fenômeno da cavitação, julgue os itens subsecutivos. Um sério problema em bombas centrífugas refere-se à erosão do seu rotor impelidor, provocada pela presença de partículas sólidas, em suspensão na corrente de líquido, que são arrastadas devido ao efeito da cavitação e colidem com as superfícies do rotor, causando seu desgaste.

Denomina-se cavitação o fenômeno originado por quedas de pressão, geralmente observado em sistemas hidráulicos, que causa ondas de choque e outros efeitos que comprometem o desempenho de máquinas hidráulicas. Acerca do fenômeno da cavitação, julgue os itens subsecutivos. Entre as medidas que se podem adotar para evitar a ocorrência da cavitação nas instalações de bombeamento, cita-se o aumento da altura de sucção e do comprimento da tubulação de sucção, o que afasta ao máximo a bomba do reservatório de captação, além do aumento das perdas de carga na sucção, que pode ser obtido pela redução do diâmetro dos tubos e conexões de sucção.

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