Questões de Engenharia Mecânica do ano 2009

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Listagem de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2009

#Questão 434025 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANTAQ, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário

Considerando que o dispositivo esquematizado na figura acima

seja feito de barras de aço carbono com seção transversal de

5 mm × 20 mm e módulo de elasticidade de 200 GPa, julgue os

itens subsequentes.

O círculo de Mohr, em qualquer seção transversal da barra

AD tomada em ponto afastado das rótulas A e D, é

representado corretamente pela figura mostrada abaixo.

#Questão 434027 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANTAQ, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário

Com relação a máquinas de fluxo, julgue os itens subsequentes.

A figura a seguir mostra corretamente as curvas características do conjunto resultante da associação em série das bombas 1 e 2.

#Questão 434029 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANTAQ, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário

Com relação a máquinas de fluxo, julgue os itens subsequentes.

A perda de carga h em termos de altura física no escoamento

em tubos pode ser calculada de forma prática pela equação

de Darcy-Weisbach, expressa por:  em que Cf

é o coeficiente de fricção; L, o comprimento do tubo; D, o

diâmetro interno do tubo; v, a velocidade média do

escoamento; e g, a aceleração da gravidade.

#Questão 434031 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANTAQ, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário

Com relação a máquinas de fluxo, julgue os itens subsequentes.

Considerando-se o ciclo de Brayton ideal, não há, em uma turbina a gás, variação da quantidade de entropia do gás no compressor e na turbina.

#Questão 434033 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANTAQ, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário

Acerca dos motores do ciclo Diesel, julgue os itens a seguir.

Embora o combustível injetado ao final da compressão do ar, na maioria dos motores do ciclo Diesel, seja o óleo diesel comercial, é possível a utilização de outros combustíveis líquidos, como óleos minerais mais pesados e óleos vegetais, gás combinado ao diesel e mesmo carvão em pó.

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