Questões de Engenharia Mecânica do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2006

Deseja-se determinar o coeficiente de sustentação de uma nova aeronave que irá operar a uma velocidade de 800 km/h. Para tanto, o coeficiente será determinado experimentalmente em um modelo reduzido (escala 1:5) imerso em uma corrente de água. A viscosidade cinemática da água é 20 vezes inferior à viscosidade cinemática do ar. Qual deve ser a velocidade da corrente de água?

Considere duas tubulações retas horizontais, ambas de seção circular uniforme, nas quais o escoamento é laminar. O mesmo fluido escoa nas duas tubulações. As duas tubulações têm o mesmo comprimento e a mesma vazão volumétrica. Se a tubulação A tem um diâmetro duas vezes maior que o diâmetro da tubulação B, pode-se afirmar que a queda de pressão na tubulação A é:

A figura abaixo representa um bocal convergente-divergente no qual há um escoamento isoentrópico de ar. O número de Mach tem valor unitário na seção "e". A pressão na seção de saída é menor que a pressão na seção "e".

Em relação a este bocal, analise as seguintes afirmativas sobre o comportamento do ar conforme este se desloca da esquerda para a direita:

1. Na seção convergente, a velocidade aumenta.

2. Na seção convergente, a pressão aumenta.

3. Na seção divergente, a velocidade aumenta.

4. Na seção divergente, a pressão aumenta.

Assinale a alternativa correta:

A figura abaixo representa o processo de transferência de calor para uma edificação. A energia solar (Q1) incidente sobre o solo provoca o seu aquecimento e, conseqüentemente, um movimento de ascensão do ar (distante da edificação) com velocidade V1. Este movimento de ascensão causa uma zona de baixa pressão, o que origina um vento horizontal com velocidade V2.

Quando se analisa o processo de transferência de calor entre o ambiente externo e a parede da edificação (volume de controle tracejado), é correto afirmar que os mecanismos de transferência de calor são:

Na figura abaixo, uma partícula esférica é mantida em suspensão por um fluxo de ar alimentado pela seção inferior da câmara. O ar, ao incidir sobre a partícula, está na temperatura Ta. A área da partícula é A, o coeficiente de transferência de calor convectivo é h, o coeficiente de Stefan- Boltzmann é σ e a emissividade da partícula é ε. Se a temperatura da partícula deve ser mantida a Tp (maior que Ta), a temperatura Ts da superfície da câmara deve ser:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis