Questões de Engenharia Hospitalar/Clínica da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Hospitalar/Clínica da IBFC

Assinale a alternativa correta. O equipamento de laboratório que se utiliza da medição de comprimentos de onda na região visível e na região do UV (ultra violeta), e cujo funcionamento deve ser determinado por excelente linearidade para não apresentar resultados falsos é conhecido como:

Algumas exigências solicitam inspeções periódicas em chaves elétricas e em sistemas de isolamento do EAS. Baseados em estatísticas e normas internacionais, foram determinados que esses testes, respectivamente, deverão ocorrer:

Assinale a alternativa correta. Todo equipamento biomédico pode ou não ter sistemas de segurança embutidos em sua estrutura, de forma que, caso existam, estes venham preservar, sempre que necessário, as condições mínimas de segurança para operadores e/ou pacientes que deles necessitem. Dessa forma, conhecendo os principais equipamentos biomédicos, podemos afirmar que uma cabine de segurança biológica, por exemplo, deve ser limpa e sanitizada, deve passar por verificação do controle de esterilidade do meio aberto, e deve ser calibrada com teste de contagem de partículas e com medição da velocidade do fluxo de ar. Todos esses parâmetros devem ocorrer com frequências pré determinadas por normas.

As frequências para cada parâmetro acima (limpeza e sanitização, controle de esterilidade, contagem de partículas e velocidade do fluxo de ar) devem ocorrer, respectivamente:

Assinale a alternativa correta. Ainda em relação à segurança intrínseca aos equipamentos biomédicos, podemos afirmar que um equipamento que deve passar por verificação de condutividade semanal, que deve passar por verificação da densidade microbiana mensal, que deve sofrer manutenção, com reposição de membranas e cartuchos, além de limpeza e sanitização, conforme recomendação do fabricante, é conhecido como:

A higiene hospitalar envolve diferentes processos. Entre eles, o processo de limpeza hospitalar é o processo de remoção de sujidades de superfícies do ambiente, materiais e equipamentos, mediante a aplicação e ação de produtos químicos, ação física, aplicação de temperatura ou combinação de processos. Abaixo apresentamos dois processos distintos de limpeza:

I. Processo de limpeza realizado diariamente em diferentes dependências: unidade do paciente, piso de quartos e enfermarias, corredores, saguões, instalações sanitárias, áreas administrativas etc. Esta limpeza é úmida e menos completa quando comparada à outros tipos de limpeza, não envolvendo a utilização de máquinas para limpeza do piso.

II. Processo de limpeza que ocorre em todas as superfícies horizontais e verticais de diferentes dependências, incluindo parede, vidros, portas, pisos etc. No piso, a limpeza é mais completa quando comparada à outros tipos de limpeza, sendo realizada através de máquina. A periodicidade depende da área onde a limpeza é realizada, sendo que em quartos e enfermarias, ocorre após a alta, óbito ou transferência do paciente. Já em centro cirúrgico, por exemplo, a frequência da limpeza é sempre diária, tanto para um ou outro tipo de limpeza. A unidade do paciente é representada por todo o mobiliário, materiais e equipamentos que estejam próximos ao paciente e sejam passíveis de toques freqüentes pelas mãos dos profissionais de saúde e paciente. Sua freqüência deve ser diária e quando necessária, antecede outros tipos de limpeza de piso.

Portanto, podemos afirmar que os tipos de limpeza citados em I e II são, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis