Questões de Engenharia Florestal da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal da CESPE / CEBRASPE

Dentro de uma floresta, as árvores estão geralmente suscetíveis ao ataque de pragas, em especial os insetos, que podem danificar tanto a planta, causando o desfolhamento — como é o caso das formigas cortadeiras —, como os troncos, por meio da abertura de galerias — como é o caso dos besouros. Julgue os itens subseqüentes, relativos a pragas florestais. A espécie Ilex paraguariensis, de cuja folhagem é produzida a erva-mate, é de grande importância socioeconômica na região Sul do Brasil. Como qualquer outra cultura, ela é atacada por algumas pragas florestais, como o Hedypathes betulinus, broca de tronco, ramos e raízes pertencente à ordem Hemáptera e o Gyropsylla spegazziana — que suga folhas jovens —, pertencente à ordem Coleóptera e conhecido popularmente como corintiano.

Dentro de uma floresta, as árvores estão geralmente suscetíveis ao ataque de pragas, em especial os insetos, que podem danificar tanto a planta, causando o desfolhamento — como é o caso das formigas cortadeiras —, como os troncos, por meio da abertura de galerias — como é o caso dos besouros. Julgue os itens subseqüentes, relativos a pragas florestais. As pragas do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) incluem Dyrphia araucariae, que causa desfolhamento, Cydia araucariae, que ataca as sementes, Cydia trifasciculana, que ataca os estróbilos masculinos, e Cydia curitibana, que ataca os botões florais.

Dentro de uma floresta, as árvores estão geralmente suscetíveis ao ataque de pragas, em especial os insetos, que podem danificar tanto a planta, causando o desfolhamento — como é o caso das formigas cortadeiras —, como os troncos, por meio da abertura de galerias — como é o caso dos besouros. Julgue os itens subseqüentes, relativos a pragas florestais. As pragas que atacam mudas florestais em viveiro incluem a lagarta-rosca (Agrotis ipsilon), que ataca, preferencialmente no período matutino, a região do colo da planta, causando o tombamento da muda.

Acerca de doenças de espécies florestais, julgue os itens que se seguem. Doenças de plantas podem ser de origem biótica ou abiótica. As doenças abióticas podem ser causadas por problemas relacionados a temperatura, umidade, luminosidade, acidez ou alcalinidade do solo, deficiência ou toxicidade mineral, fitotoxicidade, poluição do ar, excesso de ventos, granizo, raios entre outros.

Acerca de doenças de espécies florestais, julgue os itens que se seguem. Algumas espécies de eucalipto apresentam uma doença abiótica denominada gomose, que se caracteriza pelo escorrimento de substâncias denominadas quino, de coloração marrom e constituição complexa, que, em contato com o ar, cristalizam-se. A gomose é sempre uma resposta dos tecidos cambiais da planta a alguma agressão.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis