Questões de Engenharia Florestal da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal da CESPE / CEBRASPE

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. Em um sistema de colheita florestal de toras curtas, utilizando-se um colhedor florestal (harvester) e um trator florestal autocarregável (forwarder), o harvester deve seguir um eito de corte pré-definido e disponibilizar os toretes em bandeiras, de forma que facilite o trabalho do forwarder.

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. Em um sistema mecanizado de colheita de toras curtas, utilizando-se um trator florestal derrubador (feller) e um processador (processor) na seqüência de trabalho, essas máquinas devem entrar em lados opostos do talhão para a realização de suas operações.

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. Utilizando-se, na operação de colheita, um trator florestal derrubador embandeirador (feller-buncher) para o corte e um trator florestal arrastador (skidder) para o arraste, o rendimento do skidder independe da posição dos feixes disponíveis para o arraste.

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. No corte de madeira com uso de motosserras e extração com trator agrícola autocarregável, a disposição da madeira, depois de traçada na entrelinha, não influencia o rendimento final da extração.

Dentro de uma floresta, as árvores estão geralmente suscetíveis ao ataque de pragas, em especial os insetos, que podem danificar tanto a planta, causando o desfolhamento — como é o caso das formigas cortadeiras —, como os troncos, por meio da abertura de galerias — como é o caso dos besouros. Julgue os itens subseqüentes, relativos a pragas florestais. Incluídos na família Scolytidae, da ordem Coleoptera, os xileboríneos, de hábito xilomicetófago, constituem o grupo mais importante de praga no setor florestal, em que se destaca o gênero Xyleborus.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis