Questões de Engenharia Florestal da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal da CESPE / CEBRASPE

Práticas silviculturais ou tratos culturais são operações realizadas na floresta, nativa ou implantada, com o objetivo de otimizar a produção florestal e gerar produtos de alta qualidade a baixo custo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O replantio é a operação de reposição de mudas que morreram após o plantio em campo ou estão danificadas. Considerando os aspectos econômicos, no plantio de araucárias a reposição deve ser feita se a sobrevivência, verificada a partir do primeiro levantamento após o plantio, for menor ou igual a 99%.

Práticas silviculturais ou tratos culturais são operações realizadas na floresta, nativa ou implantada, com o objetivo de otimizar a produção florestal e gerar produtos de alta qualidade a baixo custo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A poda é uma prática silvicultural que consiste na supressão dos galhos ou dos ramos e que pode ser dividida em desrama natural — quando, por exemplo, os galhos inferiores das árvores não recebem luz suficiente devido à densidade do povoamento — ou poda artificial — quando galhos mortos ou vivos que prejudicam a produção de madeira são eliminados. A principal finalidade da poda artificial é aumentar a massa específica média da madeira.

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. Com a diminuição da mão-de-obra disponível em algumas regiões brasileiras e o aumento dos custos sociais do trabalho, o uso de sistemas mecanizados tornou-se peça importante para a melhoria da produtividade e da competitividade, além de trazer maiores facilidades administrativas.

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. O uso de sistemas mecanizados causa, invariavelmente, uma elevação do custo final de produção, pois os custos de aquisição das máquinas são, em geral, bastante elevados, o que impacta de forma intensa os custos fixos das empresas florestais.

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. Na atividade florestal, a colheita de madeira — que compreende três fases básicas: corte e processamento, extração e transporte — é a etapa mais importante do ponto de vista econômico. Em geral, a exploração e o transporte representam no mínimo 50% do total dos custos finais da madeira posta na indústria.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis