Questões de Engenharia Florestal do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal do ano 2005

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. No corte de madeira com uso de motosserras e extração com trator agrícola autocarregável, a disposição da madeira, depois de traçada na entrelinha, não influencia o rendimento final da extração.

Dentro de uma floresta, as árvores estão geralmente suscetíveis ao ataque de pragas, em especial os insetos, que podem danificar tanto a planta, causando o desfolhamento — como é o caso das formigas cortadeiras —, como os troncos, por meio da abertura de galerias — como é o caso dos besouros. Julgue os itens subseqüentes, relativos a pragas florestais. Incluídos na família Scolytidae, da ordem Coleoptera, os xileboríneos, de hábito xilomicetófago, constituem o grupo mais importante de praga no setor florestal, em que se destaca o gênero Xyleborus.

Dentro de uma floresta, as árvores estão geralmente suscetíveis ao ataque de pragas, em especial os insetos, que podem danificar tanto a planta, causando o desfolhamento — como é o caso das formigas cortadeiras —, como os troncos, por meio da abertura de galerias — como é o caso dos besouros. Julgue os itens subseqüentes, relativos a pragas florestais. A espécie Ilex paraguariensis, de cuja folhagem é produzida a erva-mate, é de grande importância socioeconômica na região Sul do Brasil. Como qualquer outra cultura, ela é atacada por algumas pragas florestais, como o Hedypathes betulinus, broca de tronco, ramos e raízes pertencente à ordem Hemáptera e o Gyropsylla spegazziana — que suga folhas jovens —, pertencente à ordem Coleóptera e conhecido popularmente como corintiano.

Dentro de uma floresta, as árvores estão geralmente suscetíveis ao ataque de pragas, em especial os insetos, que podem danificar tanto a planta, causando o desfolhamento — como é o caso das formigas cortadeiras —, como os troncos, por meio da abertura de galerias — como é o caso dos besouros. Julgue os itens subseqüentes, relativos a pragas florestais. As pragas do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) incluem Dyrphia araucariae, que causa desfolhamento, Cydia araucariae, que ataca as sementes, Cydia trifasciculana, que ataca os estróbilos masculinos, e Cydia curitibana, que ataca os botões florais.

Dentro de uma floresta, as árvores estão geralmente suscetíveis ao ataque de pragas, em especial os insetos, que podem danificar tanto a planta, causando o desfolhamento — como é o caso das formigas cortadeiras —, como os troncos, por meio da abertura de galerias — como é o caso dos besouros. Julgue os itens subseqüentes, relativos a pragas florestais. As pragas que atacam mudas florestais em viveiro incluem a lagarta-rosca (Agrotis ipsilon), que ataca, preferencialmente no período matutino, a região do colo da planta, causando o tombamento da muda.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis