Questões de Engenharia Florestal do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal do ano 2005

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. O uso de sistemas mecanizados causa, invariavelmente, uma elevação do custo final de produção, pois os custos de aquisição das máquinas são, em geral, bastante elevados, o que impacta de forma intensa os custos fixos das empresas florestais.

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. Na atividade florestal, a colheita de madeira — que compreende três fases básicas: corte e processamento, extração e transporte — é a etapa mais importante do ponto de vista econômico. Em geral, a exploração e o transporte representam no mínimo 50% do total dos custos finais da madeira posta na indústria.

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. Em um sistema de colheita florestal de toras curtas, utilizando-se um colhedor florestal (harvester) e um trator florestal autocarregável (forwarder), o harvester deve seguir um eito de corte pré-definido e disponibilizar os toretes em bandeiras, de forma que facilite o trabalho do forwarder.

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. Em um sistema mecanizado de colheita de toras curtas, utilizando-se um trator florestal derrubador (feller) e um processador (processor) na seqüência de trabalho, essas máquinas devem entrar em lados opostos do talhão para a realização de suas operações.

Atualmente há uma tendência de mecanização intensiva na atividade florestal. Há algum tempo, admitia-se que o maior benefício da mecanização nas operações florestais era unicamente a redução de custos operacionais. Porém, hoje, verifica-se que os benefícios são muito mais diversos. Com relação à eficiência de máquinas e equipamentos e aos ganhos advindos do processo de mecanização no setor florestal, julgue os itens que se seguem. Utilizando-se, na operação de colheita, um trator florestal derrubador embandeirador (feller-buncher) para o corte e um trator florestal arrastador (skidder) para o arraste, o rendimento do skidder independe da posição dos feixes disponíveis para o arraste.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis