Questões de Engenharia Florestal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal

A proteção da floresta, contra incêndios florestais, e a do solo, contra erosão, são etapas importantes no processo administrativo de um empreendimento florestal. Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem, intencionalmente ou por negligência, quanto por fonte natural. As erosões são efeitos da má-conservação do solo na condução de uma cultura. Acerca dos incêndios florestais e das técnicas de manejo e conservação do solo, assinale a opção correta.

 

A partir das informações acima e considerando que, para os modelos logarítmicos, S yx está corrigido pelo índice de Furnival e que o volume real obtido para as 55 árvores cubadas foi de 131,76 m 3 , com uma média de 2,4 m 3 e erro-padrão da média de 0,429 m 3 , assinale a opção correta.

A silvicultura é a ciência e a arte de manipular um sistema dominado por árvores e seus produtos com base no conhecimento da história da vida e das características gerais das árvores e do sítio. Pode ser dividida em silvicultura clássica, que opera quase exclusivamente com florestas nativas, e silvicultura moderna, que opera quase que exclusivamente com florestas plantadas. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Para se determinar a composição da floresta, e sua potencialidade para o manejo, foi realizado um inventário florestal em uma área composta por 57 talhões de exploração florestal do Projeto de Colonização Pedro Peixoto, do estado do Acre. As espécies foram identificadas com base nos dez principais inventários florestais já realizados no estado do Acre, que relacionaram 786 espécies lenhosas e não lenhosas. Foram encontradas, nesse inventário, 204 espécies na área inventariada, incluindo Pouteria sp, Micropholis sp, Urbenella sp, Chrysophyllum auratum, Ecclinusa sp, Minquartia guianensis, Carapa guianensis, Hura crepitans e Parkia sp. Acerca dessas espécies, assinale a opção correta.

Um estudo dendrométrico de espécies nativas em plantios homogêneos no estado de Roraima foi desenvolvido a partir da medição de 87 árvores, sendo 19 de Carapa guianensis (andiroba), 21 de Bertholletia excelsa (castanha-do-brasil), 22 de Tabebuia avellanedae (ipê-roxo) e 25 de Hymenaea courbaril (jatobá). As árvores estavam plantadas em parcelas de 180 m 2 , em espaçamento de 2,5 m × 2 m, totalizando 30 plantas por parcela. Em cada parcela, foram medidos o diâmetro à altura do peito (DAP), a 1,30 m do solo, e a altura total (h). O volume comercial foi obtido pela cubagem rigorosa de todas as árvores em pé, com auxílio de escadas, até o diâmetro limite de 7 cm com casca. Para o cálculo do volume, utilizou-se a metodologia de Smalian, sendo avaliados os diâmetros com casca nas posições de 0,1 m, 0,7 m, 1,30 m e, a partir desse ponto, de metro em metro até o diâmetro-limite. O fator de forma comercial foi obtido pela razão entre o volume comercial e o volume do cilindro com DAP e altura iguais aos da árvore. Os parâmetros dendrométricos médios para as espécies estudadas, aos 7 anos de idade, mostrados na tabela abaixo, são os seguintes: N = número de árvores/ha; DAP = diâmetro a 1,3 m do solo; h = altura total; h100 = altura dominante; f = fator de forma comercial; G = área basal/ha; V = volume comercial/ha; IMAd = incremento médio anual em diâmetro; IMAh = incremento médio anual em altura; e IMAV = incremento médio anual em volume.

Com base nessas informações, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis