Questões de Engenharia Florestal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal

O desflorestamento pode ser considerado um dos principais responsáveis pela degradação do meio ambiente amazônico. Entre as suas causas, destaca-se a exploração predatória de baixa eficiência, que deixa um rastro de destruição na floresta. A opção mais equilibrada para a exploração racional de madeira e outras riquezas não madeireiras da floresta, capaz de garantir a sustentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras, é o manejo florestal sustentável.

Com relação ao manejo florestal na Amazônia, julgue o item que se segue.

O método de exploração de impacto reduzido, exemplo de prática sustentável de exploração madeireira na Amazônia, fundamenta-se no sistema silvicultural policíclico, também denominado seletivo, que leva em conta a baixa incidência de espécies comerciais entre os milhares de espécies arbóreas encontrados.

Considerando que uma bacia hidrográfica de solo permeável, sujeita a precipitações intensas e integralmente recoberta por vegetação natural tenha a totalidade dessa cobertura vegetal removida, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento hidrológico dessa bacia.

Com a remoção da cobertura vegetal da bacia, o solo armazenará maior quantidade de água, recarregando o aquífero e, em consequência, serão menores as flutuações de nível dos rios que drenam a bacia.

Analise as afirmativas:

I. Clima Equatorial: clima característico das regiões que estão sujeitas a influência das altas pressões equatoriais, apresentando médias de temperaturas superiores a 250ºC, e uma amplitude térmica anual que oscila entre 10ºC e 30ºC. As chuvas estão presentes ao longo de todo o ano, com índices pluviométricos que podem ultrapassar os 3000mm anuais.

II. Clima Marítimo: clima das regiões contíguas ao mar, caracterizado por fraca amplitude, tanto anual quanto diária da temperatura e por elevada umidade relativa.

III. Clima Megatérmico: clima caracterizado pela ausência de inverno, com altas temperaturas e chuvas escassas.

IV. Clima Mesotérmico: clima caracterizado por temperaturas e chuvas intensas, com radiação solar profusa.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Considerando conceitos de meteorologia, relacione as colunas a seguir:

1. Frente.

2. Baixa extratropical.

3. Alta.

4. Frente fria.

5. Divergência.

( ) Condição que existe quando a distribuição dos ventos dentro de uma dada área é tal que há um fluxo horizontal líquido de ar para fora da região.

( ) Superfície de descontinuidade que se forma quando do encontro entre duas massas de ar com características distintas. Como diferenças em densidades, frequentemente são causadas por diferenças em temperaturas e frentes que normalmente separam massas de ar com temperaturas de contraste. Geralmente, uma massa de ar é mais quente e úmida do que a outra. Massas de ar estendem-se horizontalmente e verticalmente; consequentemente, a extensão ascendente de uma frente é chamada de superfície frontal ou zona frontal.

( ) Denominação utilizada em meteorologia para indicar uma área de alta pressão atmosférica ou um anticiclone.

( ) Depressão barométrica que se forma fora dos trópicos.

( ) É formada quando a superfície frontal se move em direção a uma massa de ar mais quente devido a maior intensidade de ação da massa fria. A substituição do ar quente pelo ar frio provoca mudanças rápidas na direção e intensidade dos ventos e, geralmente, são acompanhadas de aguaceiros fortes, porém, de curta duração. Em um mapa do tempo, a posição na superfície é representada por uma linha com triângulos ou “dentes” estendidos para o ar mais quente.

A sequência está correta em:

Considerando as principais características dos sistemas de desbastes em silvicultura, marque V para as alternativas verdadeiras e F para falsas:

( ) Delimitação das unidades de extração.

( ) Corte de lianas, seis meses antes do aproveitamento.

( ) Corte e envenenamento das árvores que competem diretamente com árvores de colheita futura (ACT).

( ) Marcação de árvores com DAP entre 100 a 200cm (8/ha).

( ) Marcação para o aproveitamento de árvores defeituosas e apropriadas para o aclaramento.

( ) Marcação de árvores não desejáveis para o corte em forma de libertação.

( ) Aproveitamento.

( ) Anelamento de todos os fustes com valor comercial e eliminação de trepadeiras, árvores indesejáveis e palmeiras.

( ) Libertação de árvores de futura colheita.

A sequência está correta em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis