Questões de Engenharia Florestal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal

De acordo com o Artigo 3º da Resolução CONAMA 302/2002, que dispõe sobre os parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente − APP de reservatórios artificiais e o regime de uso do entorno, constitui APP a área com largura mínima, em projeção horizontal, no entorno dos reservatórios artificiais, medida a partir do nível máximo normal de

A Resolução CONAMA nº 001/1986 estabeleceu as definições, as responsabilidades, os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. De acordo com essa Resolução, são atividades modificadoras do meio ambiente que dependerão, para licenciamento, de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto, as

A Lei Federal nº 9.605/1998 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e dá outras providências.

Considere as seguintes afirmações:

I. É considerado crime contra a fauna e sujeito à pena de seis meses a um ano e pagamento de multa matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

II. É considerado crime contra a fauna e sujeito à pena de seis meses a um ano e pagamento de multa impedir a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida.

III. No caso de guarda doméstica de espécie silvestre da fauna não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.

IV. No caso do crime decorrer do exercício da caça profissional, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.

De acordo com a Lei nº 9.605/1998, em seu capítulo V, seção I − Dos crimes contra a fauna, está correto o que se afirma em

Nos projetos de recuperação florestal a avaliação das condições da área degradada, o tipo e a extensão do dano ocorrido no local é uma das principais etapas. Essa etapa irá nortear as ações de recuperação e estratégias a serem empregadas. Considere as áreas a serem recuperadas abaixo e os possíveis sistemas de recuperação florestal a serem empregados em cada área.

Área 1: Área em que a vegetação original foi substituída por determinada atividade produtiva. Não conta com fragmentos florestais remanescentes próximos. Banco de sementes do solo depauperado.

Área 2: Área que sofreu corte raso recente da vegetação, mas sem alteração das características do solo. Apresenta-se cercada de fragmentos remanescentes de vegetação.

Área 3: Remanescente degradado de floresta com alguns indivíduos remanescentes e baixa diversidade.

Diante das características destas três áreas e considerando-se a relação custo/benefício do processo de recuperação, as estratégias mais adequadas são:

Um profissional contratado para elaborar um laudo sobre a vegetação de um determinado local no Estado de São Paulo encontrou em campo uma fisionomia vegetal com as seguintes descrições:

− Fisionomia variando de florestal baixa a savânica com estrato herbáceo, arbustivo e pequenas árvores espaçadas.

− Plantas lenhosas com alturas situadas entre 1,5 m a 4 m. Diâmetro à altura do peito máximo de 10 cm.

− Epífitas representadas exclusivamente por musgos, líquens e tilândsias pequenas. − Diversidade biológica baixa.

− Espécies encontradas: assa-peixe (Vernonia spp.), cambará (Gochnatia polymorpha), leiteiro (Peschieria fuchsiaefolia), crindiúva (Trema micrantha), fuma-bravo (Solanum granulosoleprosum), goiabeira (Psidium guajava), sangra d'água (Croton urucurana), embaúbas (Cecropia spp.), manacá ou jacatirão (Tibouchina spp e Miconia spp.), capororoca (Rapanea spp.), pimenteira brava (Schinus terebinthifolius).

A fisionomia foi classificada como

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis