Questões de Engenharia Florestal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal

Julgue os itens de 76 a 81, acerca de sistemas agroflorestais.

A utilização de culturas intercalares não é recomendada para consórcio com espécies arbóreas como a seringueira, por exemplo, uma vez que o uso desse tipo de cultura é indicado quando o ciclo de vida da espécie consorciada é curto.

Julgue os itens de 76 a 81, acerca de sistemas agroflorestais.

Espécies florestais como o açoita-cavalo (Luehea divaricata) podem ser consorciadas em um sistema agroflorestal com espécies frutíferas de ciclo curto como o abacaxi (Ananas comosus); com espécies frutíferas de ciclo médio como a banana (Musa paradisíaca); e com culturas como o feijão (Phaseolus vulgaris). Contudo, espécies ornamentais não devem participar do sistema, pois o objetivo principal é a produção de alimentos.

No que diz respeito ao manejo florestal, julgue os próximos itens.

Além de suas funções ambientais, as florestas secundárias podem ter uma função econômica ao oferecer diversos tipos de produtos, como, por exemplo, madeira, lenha, frutos, sementes, florada para a atividade apícola, fitoterápicos e matéria-prima para artesanato e confecção de utensílios. No entanto, nem sempre esses produtos são considerados geradores de renda pelos agricultores, o que faz que, em geral, as florestas secundárias sejam economicamente pouco valorizadas.

No que diz respeito ao manejo florestal, julgue os próximos itens.

O plano de manejo e o zoneamento ecológico são duas ferramentas independentes que auxiliam a gestão das unidades de conservação brasileiras (UC), sendo o primeiro um diagnóstico da unidade de conservação, levando-se em consideração aspectos sociais, ambientais e históricos, e o segundo o que regulamenta a ocupação territorial e o uso dos recursos naturais locais do entorno das respectivas UC.

No que diz respeito ao manejo florestal, julgue os próximos itens.

Há índices essenciais no estudo da diversidade em florestas tropicais que consideram basicamente a riqueza — também chamada de diversidade de espécies de uma comunidade —, que é o número de espécies existentes em determinado local, e a uniformidade — também chamada de equabilidade —, que é a forma como os indivíduos se distribuem entre as espécies de uma área ou amostra.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis