Listagem de Questões sobre Geral
Soft-Starters e inversores ou conversores de frequência são comumente utilizados no acionamento de máquinas elétricas em ambientes industriais. Assinale a alternativa correta.
Um soft-starter é um dispositivo eletrônico responsável pela partida gradual de motores síncronos ou assíncronos. O dispositivo aplica uma quantidade ajustável de tensão elétrica alternada ao motor, através do controle do disparo de tiristores, sem a variação da frequência de alimentação do motor.
Um soft-starter é um dispositivo eletrônico capaz de sintetizar um sinal de saída de tensões trifásicas, alternadas, de amplitude e frequência variáveis, aplicáveis na partida de motores síncronos ou assíncronos a partir de uma fonte de tensão contínua.
Um conversor de frequência é responsável pela partida gradual de motores síncronos e assíncronos, mediante a modulação da frequência das tensões aplicadas ao motor, sem a variação de sua amplitude. Após a partida do motor, o conversor deve ser desativado, e a carga pode ser ligada diretamente à rede elétrica.
Um conversor de frequência de dois quadrantes pode fazer um motor elétrico, síncrono ou assíncrono, operar em apenas um sentido de rotação.
Um soft-starter pode ser utilizado para alimentar a armadura de um motor de corrente contínua, com enrolamento de campo independente, para controle de sua velocidade e torque.
Em uma instalação elétrica de baixa tensão, o condutor de proteção (PE)
pode ser substituído por qualquer condutor energizado de uma das fases da alimentação, caso não exista aterramento disponível na instalação.
deve possuir isolamento em borracha ou plástico, feito obrigatoriamente na cor verde ou na cor verde-amarelo.
deve possuir isolamento plástico, feito obrigatoriamente na cor vermelha, e estar sempre interligado com o condutor de neutro da instalação.
pode ser desprezado caso a instalação tenha estrutura de alvenaria com vergalhões de aço em seu interior.
deve ser protegido por um fusível de baixo valor, para promover a proteção contra correntes de curto-circuito de pequena intensidade.
As chaves S1, S2, S3, S4, S5 e S6 são elementos de manobra do sistema. Os elementos D1, D2, D3 e D4 são fusíveis trifásicos.
As chaves S1, S2, S3, S4, S5 e S6 são elementos de proteção contra sobrecorrentes do sistema. Os elementos D1, D2, D3 e D4 são fusíveis monofásicos.
D1 e D2 são seccionadores para permitir o desligamento e a manutenção do transformador. Os seccionadores D3 e D4 permitem o desligamento e a manutenção dos motores do CCM.
S1 e S2 são chaves seccionadoras para permitir a desenergização e a manutenção do transformador. Os pares de chaves seccionadoras S3/S5 e S4/S6 permitem a desenergização e manutenção dos disjuntores D3 e D4, respectivamente.
As chaves S1, S2, S3, S4, S5 e S6 são elementos de proteção contra curto-circuito do sistema. Os elementos D1, D2, D3 e D4 são fusíveis monofásicos.
Assinale a alternativa correta a respeito dos conceitos básicos de luminotécnica.
Lúmen é a unidade utilizada para medir o nível de iluminamento. Uma medida de 1,0 [lúmen] corresponde à quantidade de luz que está contida dentro de um cone de 1,0 esferorradiado.
Lux é a unidade utilizada para medir o nível de iluminamento. Uma medida de 1,0 [lux] corresponde à quantidade de luz que está contida dentro de um cone de 1,0 esferorradiado.
Lux é a unidade utilizada para medir o fluxo fluminoso. Uma medida de 1,0 [lux] corresponde à quantidade de luz que está contida dentro de um cone de 1,0 esferorradiado.
Lux é a unidade utilizada para medir o nível de iluminamento. Uma medida de 1,0 [lux] corresponde à incidência perpendicular de 1,0 [lúmen] de fluxo luminoso em uma superfície de 1,0 [m2].
Lúmen é a unidade utilizada para medir o nível de iluminamento. Uma medida de 1,0 [lúmen] corresponde à incidência perpendicular de 1,0 [lux] de fluxo luminoso em uma superfície de 1,0 [m2].
Um No-Break ou UPS (Uninterruptible Power Supply) monofásico de 1,1 [kVA] de potência aparente e 60,0 [Hz] de frequência nominal, é alimentado pela rede elétrica de 110,0 [V]. O equipamento possui uma configuração do tipo conversor AC-DC-DC-AC, em que o primeiro estágio AC-DC se trata de um retificador controlado, alimentado com a tensão da rede elétrica de 110,0 [V] AC em 60,0 [Hz], com tensão de saída de aproximadamente 48,0 [V] DC. O segundo estágio DC-AC trata-se de um conversor Boost associado a conversor de frequência ou inversor, com tensão de entrada de 48,0 [V] DC e saída de 110,0 [V] AC em 60,0 [Hz], para alimentar uma carga externa. Entre o primeiro e o segundo estágios, há um banco de baterias com tensão nominal de 48,0 [V], que possui uma capacidade de 50,0 [A.h]. Admitindo que o conversor do segundo estágio seja ideal, sem perdas, e que o No-Break alimenta uma carga puramente resistiva, de potência de 960,0 [W], caso haja uma falha na alimentação da rede de entrada de 110,0 [V] AC, o equipamento
não poderá alimentar a carga, pois a tensão das baterias é incompatível com a tensão de saída do No-Break.
poderá alimentar a carga durante 1 hora.
poderá alimentar a carga durante 2 horas e 30 minutos.
poderá alimentar a carga durante 2 horas e 50 minutos.
poderá alimentar a carga durante 5 horas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}