Listagem de Questões sobre Geral
Uma instalação elétrica monofásica em 60,0 [Hz] possui potências, ativa e reativa, com as medidas de 16,0 [kW] e 12,0 [kVAr], respectivamente. Sabendo que a natureza da potência reativa medida é devida a cargas indutivas presentes na instalação, é correto afirmar que a instalação apresenta
fator de potência unitário e não precisa de correção de fator de potência.
potência aparente de 20,0 [kVA] e, para tornar seu fator de potência unitário, é necessário instalar um banco de capacitores na entrada da instalação, com potência reativa de –12,0 [kVAr].
potência aparente de 20,0 [kW] e, para tornar seu fator de potência unitário, é necessário instalar um banco de indutores na entrada da instalação, com potência reativa de 12,0 [kVAr].
potência aparente de 28,0 [kVA] e, para tornar seu fator de potência unitário, é necessário instalar um banco de capacitores na entrada da instalação, com potência reativa de 12,0 [kVAr].
potência aparente de 4,0 [kVA] e, para tornar seu fator de potência unitário, é necessário instalar um banco de capacitores na entrada da instalação, com potência reativa de –4,0 [kVA].
A respeito de um dispositivo de proteção do tipo diferencial-residual ou DDR, é correto afirmar:
Assim como os dispositivos de proteção contra surtos (DPS), o papel do DDR é proteger a instalação elétrica contra sobretensões transitórias conduzidas na rede elétrica devido a incidentes externos, como incidência de descargas atmosféricas na rede.
É um tipo de disjuntor, equivalente aos disjuntores “Quick-Lag”, que possui um mecanismo de atuação por meio de uma lâmina de um material bi-metálico, que confere ao dispositivo uma atuação com característica de tempo versus corrente inversa.
É constituído internamente por um varístor, atuando como elemento fusível em casos de sobretensões transitórias na rede elétrica.
O papel do dispositivo é oferecer proteção adicional contra choques elétricos e correntes de fuga para a terra com valores superiores ao seu limiar de atuação diferencial.
O papel do dispositivo é sinalizar a ocorrência de curto-circuito para facilitar os trabalhos de manutenção da rede.
A respeito de emendas e terminações utilizadas com condutores elétricos para instalações elétricas residenciais, pode-se afirmar que
fios e cabos de alumínio e cobre podem ser usados em instalações elétricas de baixa tensão, conforme a ABNT NBR 5410, por serem materiais de alta condutividade, baixa capacidade de oxidação e por permitirem emendas simples.
terminais do tipo agulha ou pino tubular podem ser “crimpados” a condutores de cobre ou alumínio para conferir às terminações desses fios e cabos uma alta resistência de contato com outras superfícies condutoras.
fios ou cabos condutores de alumínio são proibidos para uso em instalações elétricas de baixa tensão residenciais, segundo a ABNT NBR 5410, devido à fácil oxidação do alumínio que, nas emendas entre condutores, pode criar pontos com resistências de contato elevadas.
soldas com ligas de estanho de baixo ponto de fusão podem ser facilmente utilizadas para a solda e emenda de dois condutores de alumínio, conferindo alta resistência mecânica e alta resistividade à condução de corrente elétrica no ponto de conexão dos condutores.
a utilização de solda com ligas de estanho para emendas e conexões elétricas em condutores de cobre não é recomendada, uma vez que o cobre e o estanho não se combinam e resultam em uma conexão com alta resistência de contato, sujeita à oxidação.
Assinale a alternativa correta a respeito de dispositivos de proteção e controle de sistemas elétricos.
Um fusível é um dispositivo de proteção apenas contra curto-circuito e não é descartável, podendo ser utilizado caso ocorra a fusão de seu elemento condutor interno.
Um disjuntor termomagnético é um dispositivo de proteção contra correntes de sobrecarga e não atua para correntes de curto-circuito. Seu número máximo de manobras é muito elevado, superior ao de um interruptor convencional.
Um dispositivo de proteção contra surtos é capaz de proteger um circuito elétrico contra correntes de sobrecarga de longa duração, superiores a vários minutos. O dispositivo tem um número máximo de manobras baixo, podendo ser usado apenas uma dezena de vezes.
Um interruptor convencional de um polo e duas posições para um circuito de iluminação apresenta alta capacidade disruptiva, podendo ser usado para interromper correntes elevadas de curto circuito, mesmo em circuitos de corrente contínua.
Um contator é um dispositivo eletromecânico de controle que, quando tem sua bobina percorrida por uma corrente elétrica, promove o deslocamento interno de contatos móveis por um princípio magnético, fazendo o fechamento de contatos normalmente abertos, e a abertura de contatos normalmente fechados.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}