Questões de Engenharia Elétrica da CESPE / CEBRASPE

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O número de aparelhos telefônicos celulares ultrapassou recentemente o número de aparelhos de telefonia fixa no Brasil. Essa tendência, que parece ser mundial, impulsiona o desenvolvimento de técnicas avançadas de comunicações móveis pessoais, fazendo que o telefone celular deixe de ser apenas um instrumento para comunicações de voz e passe a prover diversos outros recursos de comunicação multimídia. Uma das tecnologias de telefonia celular mais difundidas em todo o mundo, e no Brasil, é o GSM (global system for mobile communications). Acerca do GSM e de suas tendências de evolução para acomodar as novas demandas por serviços de comunicações móveis pessoais, julgue os itens que se seguem.

Para o envio de mensagens de texto do tipo SMS em uma rede GSM, utiliza-se o canal de transmissão de dados GPRS. Isso permite que uma mensagem de texto possa ser enviada ao mesmo tempo em que se realiza uma comunicação de voz.

O número de aparelhos telefônicos celulares ultrapassou recentemente o número de aparelhos de telefonia fixa no Brasil. Essa tendência, que parece ser mundial, impulsiona o desenvolvimento de técnicas avançadas de comunicações móveis pessoais, fazendo que o telefone celular deixe de ser apenas um instrumento para comunicações de voz e passe a prover diversos outros recursos de comunicação multimídia. Uma das tecnologias de telefonia celular mais difundidas em todo o mundo, e no Brasil, é o GSM (global system for mobile communications). Acerca do GSM e de suas tendências de evolução para acomodar as novas demandas por serviços de comunicações móveis pessoais, julgue os itens que se seguem.

Uma característica relevante do GSM consiste na utilização de chip eletrônico (pequeno smart-card) para identificação do assinante, conhecido como SIM (subscriber identity module). O SIM tem dupla finalidade. Em primeiro lugar, o SIM permite que um assinante possa acessar os serviços de sua assinatura em aparelhos celulares diferentes, pois os códigos de identificação do assinante são armazenados no SIM e não no aparelho celular. Em segundo lugar, possibilita que o assinante seja identificado e autenticado mundialmente, pois o SIM possui um código de identificação internacional protegido com segurança criptográfica proprietária. Com o uso desses códigos secretos do assinante, que são armazenados no chip, toda comunicação de voz entre a estação móvel e a BTS em uma rede GSM é criptografada com objetivo de evitar escutas clandestinas por captura dos sinais de radiofreqüência.

O número de aparelhos telefônicos celulares ultrapassou recentemente o número de aparelhos de telefonia fixa no Brasil. Essa tendência, que parece ser mundial, impulsiona o desenvolvimento de técnicas avançadas de comunicações móveis pessoais, fazendo que o telefone celular deixe de ser apenas um instrumento para comunicações de voz e passe a prover diversos outros recursos de comunicação multimídia. Uma das tecnologias de telefonia celular mais difundidas em todo o mundo, e no Brasil, é o GSM (global system for mobile communications). Acerca do GSM e de suas tendências de evolução para acomodar as novas demandas por serviços de comunicações móveis pessoais, julgue os itens que se seguem.

O padrão UMTS apresenta-se como a evolução natural do GSM para implantação de redes de comunicações pessoais móveis de terceira geração. Isso se deve ao fato de haver várias semelhanças entre esses sistemas, incluindo a faixa espectral de freqüências e os mecanismos de segurança associados ao cartão SIM. Assim, não é necessário o uso de aparelhos bi-band para comunicação em ambas as redes, o que possibilita uma transição gradual e segura para o usuário de telefonia móvel.

Uma organização de grande porte possui cerca de 3.000 empregados, alocando 1.300 ramais telefônicos, divididos entre três localizações (uma matriz e duas filiais) em uma mesma região metropolitana. Os serviços telefônicos corporativos são gerenciados de maneira completamente descentralizada, sendo que cada setor da organização é responsável por contratar e gerir os serviços de telefonia por ele demandados. Assim, existem diversos contratos de linhas telefônicas individuais, inclusive com operadores de telefonia diferentes. Apenas o faturamento e o tratamento fiscal e financeiro das contas telefônicas é realizado centralizadamente. Com o objetivo de reduzir custos e fazer um controle mais preciso da utilização dos serviços de telefonia utilizados pela organização como um todo, a diretoria da organização decidiu que seria estratégica a substituição do modelo de contratação e gerenciamento dos serviços de telefonia atual por um sistema de telefonia corporativo próprio e integrado, com gerenciamento centralizado. Acerca desse cenário, julgue os itens a seguir.

Para que a organização tenha um sistema de telefonia corporativo próprio e integrado, uma alternativa consiste na aquisição de centrais telefônicas privadas (PABX), que seriam interligadas entre si por enlaces de comunicação privados, quando se tratar de ligações entre centrais em uma mesma localização, e enlaces de comunicações públicos, quando se tratar de ligações entre as três localidades. Neste último caso, os enlaces devem ser contratados de operadoras de telecomunicações com outorga para prestação de tais serviços.

Uma organização de grande porte possui cerca de 3.000 empregados, alocando 1.300 ramais telefônicos, divididos entre três localizações (uma matriz e duas filiais) em uma mesma região metropolitana. Os serviços telefônicos corporativos são gerenciados de maneira completamente descentralizada, sendo que cada setor da organização é responsável por contratar e gerir os serviços de telefonia por ele demandados. Assim, existem diversos contratos de linhas telefônicas individuais, inclusive com operadores de telefonia diferentes. Apenas o faturamento e o tratamento fiscal e financeiro das contas telefônicas é realizado centralizadamente. Com o objetivo de reduzir custos e fazer um controle mais preciso da utilização dos serviços de telefonia utilizados pela organização como um todo, a diretoria da organização decidiu que seria estratégica a substituição do modelo de contratação e gerenciamento dos serviços de telefonia atual por um sistema de telefonia corporativo próprio e integrado, com gerenciamento centralizado. Acerca desse cenário, julgue os itens a seguir.

O uso de centrais telefônicas para ramais exclusivamente digitais traz o inconveniente de se ter que substituir todos os aparelhos telefônicos analógicos existentes. Entretanto, o uso de troncos exclusivamente digitais pode ser acomodado sem a necessidade de se trocar os aparelhos telefônicos em uso.

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