Questões de Engenharia Elétrica da CESPE / CEBRASPE

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Nos motores do ciclo Diesel, o combustível injetado inflama-se após ser levado à temperatura de auto-ignição pelo ar preaquecido e comprimido no cilindro. Acerca da injeção de combustível nos motores a óleo dísel, julgue os itens a seguir.

A injeção do combustível é controlada por uma bomba responsável pela pressão e dosagem para cada cilindro nos tempos corretos. As bombas injetoras devem ser instaladas no motor, sincronizadas com os movimentos da árvore de manivelas, em um processo denominado calagem da bomba.

No que se refere aos combustíveis líquidos, julgue os itens que se seguem.

O óleo dísel, uma mistura de hidrocarbonetos com ponto de ebulição entre 200 ºC e 360 ºC, é obtido por destilação do petróleo por hidrogenação, síntese, ou craqueamento catalítico a baixas temperaturas. Tem poder calorífico da ordem de 11.000 kcal/kg. A pré-combustão, tendência do óleo dísel à auto-ignição quando da injeção, uma característica importante para o desempenho do combustível nos motores dísel, é medida pelo índice de octanas.

No que se refere aos combustíveis líquidos, julgue os itens que se seguem.

Biodísel é o nome genérico dado a óleos combustíveis de origem vegetal, virtualmente livres de enxofre e aromáticos e com praticamente as mesmas propriedades do dísel fóssil que, grosso modo, não exigem maiores modificações para serem utilizados puros ou em mistura nos motores do ciclo Diesel.

Os óleos lubrificantes para motores de combustão interna disponíveis no mercado são classificados pela viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) e pela classe de potência API (American Petroleum Institute). Acerca de óleos lubrificantes, julgue os seguintes itens.

A classificação MM (motor medium) da API indica que se trata de um óleo lubrificante próprio para motores a dísel, cujo trabalho seja entre leve e severo e que poderão ser sensíveis à formação de depósitos e corrosão de mancais, especialmente quando a temperatura do óleo se eleva.

Os óleos lubrificantes para motores de combustão interna disponíveis no mercado são classificados pela viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) e pela classe de potência API (American Petroleum Institute). Acerca de óleos lubrificantes, julgue os seguintes itens.

A designação SAE 20 W indica que se trata de um óleo lubrificante monograu classificado pela viscosidade medida à temperatura de zero grau Farenheit. Quanto maior o número especificado, maior a viscosidade.

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