Questões de Engenharia Elétrica da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Elétrica da CESPE / CEBRASPE

A respeito da utilização da eletrônica de potência no acionamento de máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem.

O enrolamento de campo de um gerador síncrono pode ser alimentado por um retificador trifásico totalmente controlado, em que o ângulo de disparo dos tiristores é controlado para variar a corrente de campo do gerador.

A respeito da utilização da eletrônica de potência no acionamento de máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem.

Um motor de indução trifásico de rotor em gaiola pode ser alimentado por um conversor denominado chopper. Com isso, varia-se a tensão de alimentação do motor, conseguindo-se fazer uma partida suave, sem diminuição do conjugado do motor.

As figuras I e II acima mostram leiautes relativos à conexão de geradores de um sistema elétrico de potência, nas quais também são indicadas saídas de linha, disjuntores e esquemas de conexão. Com base nessas figuras, julgue os itens a seguir.

Na figura I, cada transformador é associado diretamente ao gerador. Desse modo, havendo desligamento do gerador, o transformador associado deve ficar desenergizado.

As figuras I e II acima mostram leiautes relativos à conexão de geradores de um sistema elétrico de potência, nas quais também são indicadas saídas de linha, disjuntores e esquemas de conexão. Com base nessas figuras, julgue os itens a seguir.

Na figura II, operações de chaveamento são mais adequadas no lado da linha, a fim de não comprometerem a vida útil dos transformadores, que poderiam ficar sujeitos a elevadas correntes, caso essas manobras fossem realizadas no lado de baixa tensão.

Nos motores do ciclo Diesel, o combustível injetado inflama-se após ser levado à temperatura de auto-ignição pelo ar preaquecido e comprimido no cilindro. Acerca da injeção de combustível nos motores a óleo dísel, julgue os itens a seguir.

No sistema de injeção indireta, o combustível é injetado em uma antecâmara, separada da câmara de combustão por um canal ou passagem estreita, onde se inflama e queima parcialmente. Nesse processo, é gerada uma sobrepressão instantânea que sopra a mistura inflamada com um efeito de pulverização e turbulência violentas através do canal de disparo até a câmara principal rica em ar.

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