Questões sobre Processamento Digital de Sinais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Processamento Digital de Sinais

Considerando que um conversor analógico/digital esteja sendo utilizado para converter um sinal de tensão elétrica para o formato digital e que esse conversor seja de 8 bits e seja unipolar, que a tensão zero volt corresponda ao número 0 e que a tensão máxima, de 5 volts, corresponda ao número 255, julgue os itens que se seguem.

Caso o sinal a ser digitalizado seja variável no tempo e tenha componentes senoidais significativas apenas até a frequência de 15 kHz, a taxa mínima de amostragem, para que o sinal possa ser reconstruído de forma adequada, deve ser de 30 kHz.

Considere que um sinal analógico senoidal de frequência de 8 kHz seja convertido em um sinal digital quantizado em 35 níveis diferentes, no mínimo. Para esse fim, utiliza-se um conversor analógico/digital (A/D) com 6 bits de resolução e taxa de amostragem fS. Com base nessas informações, e supondo que 1,544 e 0,301 sejam valores aproximados de log 35 e log 2, respectivamente, julgue os itens a seguir.

A taxa de amostragem mínima (fSmin) do conversor A/D deve ser de 8.000 amostras por segundo.

Considerando que um conversor digital/analógico deva ser desenvolvido para converter um sinal que deverá alimentar um aparelho específico, julgue os próximos itens. Esse conversor pode ser construído com resistores lineares e amplificador operacional.

Um conversor DA de 8 bits que gera sinal analógico com níveis entre 0 e 5 V tem tensão de passo de, aproximadamente, em mV,

Em processamento de sinais, as soluções são normalmente direcionadas para a avaliação e a modificação de sinais, no sentido de deles extrair informações e torná-los mais adequados às aplicações pertinentes. No presente cenário tecnológico, destaca-se a abordagem digital embasada em dispositivos integrados, tais como os DSP (digital signal processor), microcontroladores e FPGA (field programmable gate array). Considerando a área de processamento digital de sinais e suas áreas de interface, julgue os itens que se seguem.

A arquitetura dos microcontroladores normalmente é otimizada para a execução de algoritmos de filtros FIR e de FFT.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis