Questões sobre Máquinas Elétricas

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Na fase de elaboração do projeto de uma instalação elétrica industrial, quando esta for atender a motores de potência elevada, o projetista deve atentar para a possibilidade de uma dessas máquinas degradar as condições normais de operação das instalações elétricas. Em relação à partida de motores elétricos de indução, conclui-se que

Um motor, instalado em uma indústria, consome uma potência ativa de 8.000 W e tem um fator de potência de 0,8 atrasado. Deseja-se instalar um banco de capacitores de forma a obter, na instalação total (motor e banco de capacitores), um fator de potência unitário. Qual será a potência, em volt-ampère reativo, consumida pelo banco de capacitores utilizado?

Um técnico deve fazer a especificação de um motor síncrono para operação em um pátio industrial. O motor deve ser trifásico, com frequência de alimentação de 60 Hz, e a carga que será conectada a esse motor deve operar em regime permanente com velocidade de 900 rpm para obter condição de melhor desempenho. Quantos polos deve ter o motor para operar nessa condição?

Considere o seguinte relatório sobre a manutenção de um motor de indução trifásico feito por um técnico em manutenção elétrica:

• Após 700 horas de operação desde o início do seu uso na fábrica, o motor parou de funcionar devido a um curto-circuito entre duas fases do enrolamento do estator.

• Reparo realizado em 20 horas.

• Após 500 horas de operação, foi verificado um aumento expressivo na corrente do enrolamento, mas o motor continuou funcionando.

• Após mais 100 horas de operação, a elevada corrente causou um curto-circuito nas bobinas do estator e o motor parou de funcionar.

• Reparo realizado em 10 horas.

• Após 400 horas de operação, o motor apresentou muito ruído nos rolamentos do rotor, mas continuou funcionando.

• Após mais 100 horas, o motor parou de funcionar em virtude de um travamento do rotor.

Com base nesse relatório, o MTBF (Mean Time Between Failures) do motor em questão pode ser estimado em

Observe o diagrama de comando para uma partida estrela triângulo automatizada. Supõe-se uma partida sem carga no eixo do motor:

Se o contato temporizado do relé de tempo entrar em defeito de forma que não se mova da posição NF, tem-se como consequência:

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