Questões de Engenharia Elétrica do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2023

Uma linha de comunicação é formada por dois fios condutores circulares constituídos de materiais diferentes, cujas resistências elétricas são R1 e R2, respectivamente. Além disso, ambos fios apresentam o mesmo diâmetro e o mesmo comprimento. Estes fios, ao serem associados em paralelo, são submetidos a uma tensão elétrica V e a corrente que passa pelo fio de resistência R1 é o triplo da corrente que passa por R2.

Nessas condições, qual a relação entre as resistividades dos materiais?

Observe a figura a seguir. 

Imagem associada para resolução da questão


A potência transferida a uma carga RL por um circuito de corrente contínua, apresentado na Figura 1, será máxima quando a resistência desta carga for aproximadamente

GMG é a sigla empregada para Grupo Moto Gerador, um equipamento constituído pelo acoplamento de um MOTOR e de um GERADOR, que devem estar sempre prontos para operar, em caso de necessidade. O gerador não gera energia elétrica, ele converte outras formas de energia, geralmente mecânica em eletricidade, por meio da queima de combustíveis. Grupos Geradores são utilizados como fonte principal ou como fonte auxiliar, para suprir a necessidade de energia de forma confiável em empreendimentos de todo e qualquer porte, para quaisquer aplicações, como indústrias, supermercados, shopping centers, hospitais, edifícios residenciais e comerciais, hotéis e outros. Entre as formas de operação dos geradores, duas são caracterizadas a seguir:
I. O gerador começa a alimentar a carga de forma gradual, sem interrupção no fornecimento de energia e sem que a carga entre bruscamente no gerador, ou seja, há um paralelismo momentâneo entre rede e GMG. Nesse esquema, ocorre a transferência da carga entre grupo gerador e concessionária de energia, onde, na medida em que o grupo gerador vai “devolvendo” a energia aos poucos, a concessionária vai “assumindo” na mesma intensidade, e vice-versa. II. O gerador é utilizado caso haja algum apagão ou falha capaz de cortar a energia elétrica. Nessa situação, o gerador é ativado, alimentando as máquinas e equipamentos. Os geradores dessa modalidade precisam ser abastecidos com combustível para que consigam fornecer energia.
As formas de operação caracterizadas em I e II são conhecidas, respectivamente, como geradores em 

Sicro é uma sigla para uma ferramenta criada e aperfeiçoada pelo Dnit, que tem por objetivo 

Energia eólica é a energia cinética proveniente da força de massas de ar em movimento dos ventos, que é captada pelas turbinas dos aerogeradores e convertida em eletricidade. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. Não produz qualquer impacto visual nem sonoro. II. Representa fonte limpa e renovável de eletricidade. III. Não interfere na flora e na fauna da região de instalação. IV. Da mesma forma que a solar, não funciona à noite. V. Não emite gases poluentes nem gera resíduos.
As afirmativas que representam vantagens da energia eólica são 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis