Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011

O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica — J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.

Se a reatância indutiva no circuito de armadura não for levada em conta, o motor CC em tela poderá ser considerado um sistema dinâmico de primeira ordem, quando se relaciona a tensão de entrada ea(t) e a velocidade de rotação

O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica — J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.

A força contraeletromotriz induzida no circuito de armadura é consequência da lei de Ampère.

Um motor de indução trifásico novo deve ser testado para instalação em uma máquina, montada em um galpão industrial, após reforma. As especificações desse motor são: potência igual a 17,3 kW; 12 terminais externos para ligações; 4 polos; escorregamento 10%; tensões de alimentação de linha 220/380/440/760 V; 60 Hz; rotor tipo gaiola de esquilo; fator de potência de 80% e rendimento unitário. Para as condições de aplicação do motor, a relação entre a corrente de partida e a corrente nominal é igual a 5. Testes deverão ser efetuados levando-se em conta diferentes ligações elétricas, conforme ilustram os esquemas mostrados nas figuras acima. A partir dessas informações e das figuras apresentadas, julgue os itens subsequentes.

A figura IV mostra esquema de alimentação de motor com inversão de rotação.

Um motor de indução trifásico novo deve ser testado para instalação em uma máquina, montada em um galpão industrial, após reforma. As especificações desse motor são: potência igual a 17,3 kW; 12 terminais externos para ligações; 4 polos; escorregamento 10%; tensões de alimentação de linha 220/380/440/760 V; 60 Hz; rotor tipo gaiola de esquilo; fator de potência de 80% e rendimento unitário. Para as condições de aplicação do motor, a relação entre a corrente de partida e a corrente nominal é igual a 5. Testes deverão ser efetuados levando-se em conta diferentes ligações elétricas, conforme ilustram os esquemas mostrados nas figuras acima. A partir dessas informações e das figuras apresentadas, julgue os itens subsequentes.

Considere que o motor deva ser alimentado por meio de uma rede trifásica cuja tensão nominal de linha seja igual a 220 V, em 60 Hz. Nessa situação, para testes a vazio, os quatro sistemas de partida poderão ser utilizados adequadamente sem prejuízo para os bobinamentos.

Um motor de indução trifásico novo deve ser testado para instalação em uma máquina, montada em um galpão industrial, após reforma. As especificações desse motor são: potência igual a 17,3 kW; 12 terminais externos para ligações; 4 polos; escorregamento 10%; tensões de alimentação de linha 220/380/440/760 V; 60 Hz; rotor tipo gaiola de esquilo; fator de potência de 80% e rendimento unitário. Para as condições de aplicação do motor, a relação entre a corrente de partida e a corrente nominal é igual a 5. Testes deverão ser efetuados levando-se em conta diferentes ligações elétricas, conforme ilustram os esquemas mostrados nas figuras acima. A partir dessas informações e das figuras apresentadas, julgue os itens subsequentes.

Utilizando-se o sistema de alimentação ilustrado na figura I, a corrente de partida do motor será aproximadamente igual a 55 A, o que equivale a um terço da corrente observada se utilizado o sistema de partida ilustrado na figura II, para uma rede de alimentação trifásica de 380 V.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis