Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011

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Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011

Uma bomba centrífuga, com impelidor de diâmetro D, bombeia um fluido ideal a uma vazão Q, quando a velocidade de rotação é ω. Deseja-se substituir essa bomba por outra bomba de características semelhantes para operar na mesma velocidade, porém, com uma vazão n vezes maior do que Q. Para que a substituição tenha o resultado desejado, o valor do diâmetro do impelidor da nova bomba, em função do diâmetro do impelidor da bomba original, deve ser igual a

O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica — J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.

A curva característica estática do motor, representando o torque, T(t), em relação à velocidade de rotação,  apresenta derivada negativa.

O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica — J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.

A força contraeletromotriz vb(t) é diretamente proporcional à aceleração rotacional do eixo do motor, d /dt.

O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica — J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.

O torque, T(t), gerado no eixo do motor, é diretamente proporcional à corrente de armadura ia(t).

O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica — J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.

Para uma tensão de entrada ea(t) constante, se o eixo do motor for bloqueado, o torque de bloqueio será, em regime permanente, diretamente proporcional a ea(t).

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