Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011

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Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011

A chave compensadora é uma topologia de acionamento de motores de indução trifásicos com rotor em gaiola. A finalidade desse circuito é reduzir a corrente de partida através da redução da tensão aplicada nos terminais da máquina durrante sua partida. Para reduzir a tensão de alimentação, é utilizado um autotransformador, geralmente com tapes de 50%, 65% e 80%, sendo a escolha do tape de acordo com as características do projeto. Dentre as curvas conjugado-velocidade de um motor de indução apresentadas abaixo, sendo a curva pontilhada correspondente à operação com tensão nominal e a curva cheia correspondente à operação com tensão reduzida, qual curva representa o efeito da redução da tensão de alimentação na curva conjugado-velocidade?

Foram realizados os ensaios de curto-circuito e de circuito aberto em um transformador monofásico de 120 kVA, 60 Hz, 13.800/220 V. O ensaio de curto-circuito foi realizado no enrolamento de tensão superior e obteve, para a corrente nominal desse enrolamento, uma potência aferida de 2.800 W. O ensaio de circuito aberto foi realizado no enrolamento de tensão inferior e obteve, para a tensão nominal desse enrolamento, uma potência aferida de 1.200 W. Operando a máquina nas condições nominais, qual será o rendimento à plena carga, em porcentagem, para um fator de potência 0,8 adiantado?

Uma carga mecânica é acionada por um motor de indução trifásico, o qual utiliza um método de partida que proporciona uma corrente inicial baixa e crescente, até o valor de regime, sem causar danos à rede elétrica. O circuito de força desse acionamento, apresentado na figura acima, corresponde ao método de partida denominado

Os motores de indução trifásicos são largamente usados em aplicações industriais. A respeito desse tipo de máquina, considere as afirmações abaixo.

I – Um método de controle direto da velocidade de uma máquina de indução é a utilização de um inversor de frequência.

II – A corrente do rotor de um motor de indução diminui quando esse opera sob uma determinada condição e há um aumento súbito da carga mecânica no eixo.

III – Os motores de indução são os do tipo com rotor “gaiola de esquilo”, os de rotor bobinado e os que possuem comutador.

Está correto o que se afirma em

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