Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011

A iluminação, a partir de lâmpadas a vapor de mercúrio, emprega o princípio da descarga elétrica através de gases, tendo seu emprego bastante difundido. Com relação às lâmpadas a vapor de mercúrio, afirma-se que

Um consultor contratado para propor medidas de conservação de energia para determinada empresa recomendou, entre outras, as seguintes providências: a troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes; a instalação de inversores de frequência nos motores de indução de grande porte que são acionados com partida direta; a correção do fator de potência dos motores, utilizando banco de capacitores.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Embora a substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes propicie economia relevante de energia, esse procedimento provavelmente produzirá resultado econômico negativo para a empresa, em razão do preço maior das lâmpadas fluorescentes e da sua vida útil menor.

Os recintos industriais devem ser suficientemente iluminados para se obter o melhor rendimento possível nas tarefas a executar. O nível de detalhamento das tarefas exige um iluminamento adequado para se ter uma percepção visual apurada. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

I. Iluminamento, também conhecido como iluminância, é a relação entre o fluxo luminoso incidente numa determinada superfície, dado em lúmens, pela sua área, dada em m2. O iluminamento é expresso em lux.

II. A luminância é expressa em candela por m2.

III. Refletância é a relação entre o fluxo luminoso incidente sobre uma superfície e o fluxo luminoso refletido por ela. Sua unidade é expressa em lúmen por m2.

IV. Emitância é a quantidade de fluxo luminoso emitido por uma fonte superficial por unidade de área. Sua unidade é expressa em lux por m2.

É correto o que consta APENAS em

Um bom projeto de iluminação externa deve considerar os aspectos de custo de implantação, de manutenção e operação do sistema. Considere:

I. Mesmo que com custo mais elevado, lâmpadas de vapor de sódio justificam-se em relação às de mistas.

II. O consumo da iluminação é desprezível em relação à energia utilizada na produção de água tratada, sendo importante apenas o custo de implantação na definição do projeto.

III. Áreas externas exigem uma iluminação com bom índice de reprodução de cores visando à segurança da área.

IV. O desligamento de parte da iluminação externa, mantendo-se apenas o mínimo necessário para a segurança, durante a madrugada, é um bom critério de projeto.

V. Além da vida útil da lâmpada, deve-se considerar o custo de aquisição no projeto.

VI. A correção do fator de potência não deve merecer maior atenção no detalhamento do projeto elétrico.

É correto o que consta APENAS em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis