Questões de Engenharia Elétrica do ano 2010

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Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2010

Um motor de indução trifásico, com 4 polos, ligado a uma rede elétrica cuja frequência síncrona é igual a 60 Hz, está acionando uma carga mecânica. Na condição de operação a que o motor está submetido, a corrente em seu rotor tem frequência de 2 Hz e o circuito do rotor está consumindo 150 kW.

Tendo como base essas informações, julgue os itens a seguir.

O motor em tela tem uma perda elétrica ativa no circuito do rotor igual a 5 kW.

Um motor de indução trifásico, com 4 polos, ligado a uma rede elétrica cuja frequência síncrona é igual a 60 Hz, está acionando uma carga mecânica. Na condição de operação a que o motor está submetido, a corrente em seu rotor tem frequência de 2 Hz e o circuito do rotor está consumindo 150 kW.

Tendo como base essas informações, julgue os itens a seguir.

Na condição de operação descrita, o rotor do motor tem uma velocidade de rotação de 1.712 rpm.

Acerca do controle de velocidade de motores CC, julgue os próximos itens.

O controle de velocidade da armadura está associado ao controle de um campo girante dependente do conjugado mecânico da carga. Para esse tipo de controle, um reostato deve ser inserido e ajustado no circuito da armadura.

Acerca do controle de velocidade de motores CC, julgue os próximos itens.

Entre os métodos utilizados para controlar a velocidade do rotor de um motor CC, incluem-se aqueles embasados no ajuste do fluxo de campo por meio de reostato de campo em derivação.

A figura acima mostra os diagramas de comando e de força para acionamento de um motor de indução trifásico. Neste último diagrama, os dispositivos de acionamento e de proteção comportam-se como se formassem uma chave de partida direta do motor, responsável pelo acionamento direto do motor. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de acionamentos elétricos.

Utilizando-se os componentes do circuito de comando e seguindo os procedimentos normais para acionamento e parada do motor, o desligamento do motor deve ser feito pressionando-se primeiro o botão de impulso S1 e, logo em seguida, o botão S0.

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