Questões de Engenharia Elétrica do ano 2010

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Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2010

Um motor de indução trifásico de 20 cv, 380 V, 4 polos, 60 Hz, opera a plena carga em regime permanente com escorregamento de 4%. Considerando-se que as perdas mecânicas sejam de 880 W e assumindo-se que 1 cv = 736 W, é correto afirmar que o valor da potência transferida no entreferro está entre

A figura acima ilustra a relação conjugado × velocidade de um motor de indução com rotor bobinado, cuja característica pode variar mediante a inserção de uma resistência externa ao circuito do rotor. Nessa figura, apresentam-se quatro curvas associadas a diferentes valores de resistências, identificados por , , e 2 R ' 2 R '' 2 R . Nessa situação, é correto afirmar que as resistências estão ''' 2 R relacionadas da forma

O gráfico na figura acima representa as características de tensão a vazio e de corrente de curto-circuito de um gerador trifásico. A grandeza V0 é a tensão fase-neutro a vazio nos terminais do gerador e Ia é a corrente na armadura quando os terminais do gerador são curto-circuitados. A resistência por fase no circuito da armadura é desprezível. Considerando as informações acima, julgue os itens subsequentes.

A reatância síncrona não-saturada por fase do gerador é inferior a 2,5.

O gráfico na figura acima representa as características de tensão a vazio e de corrente de curto-circuito de um gerador trifásico. A grandeza V0 é a tensão fase-neutro a vazio nos terminais do gerador e Ia é a corrente na armadura quando os terminais do gerador são curto-circuitados. A resistência por fase no circuito da armadura é desprezível. Considerando as informações acima, julgue os itens subsequentes.

Caso o gerador síncrono seja de rotor cilíndrico e esteja alimentando uma carga com fator de potência capacitivo igual a 0,8, é correto afirmar que, para essa condição de carga, o gerador apresenta regulação positiva.

Um motor de indução trifásico, com 4 polos, ligado a uma rede elétrica cuja frequência síncrona é igual a 60 Hz, está acionando uma carga mecânica. Na condição de operação a que o motor está submetido, a corrente em seu rotor tem frequência de 2 Hz e o circuito do rotor está consumindo 150 kW.

Tendo como base essas informações, julgue os itens a seguir.

Caso o motor apresente perda mecânica igual a 2 kW, é correto afirmar que a potência de saída disponível no eixo do rotor será igual a 148 kW.

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