Questões de Engenharia Elétrica do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2010

Com relação às máquinas elétricas, julgue os próximos itens.

Os motores síncronos trifásicos subexcitados são denominados capacitores síncronos ou compensadores síncronos, porque são utilizados, em indústrias, como dispositivos para corrigir o fator de potência.

O gráfico na figura acima representa as características de tensão a vazio e de corrente de curto-circuito de um gerador trifásico. A grandeza V0 é a tensão fase-neutro a vazio nos terminais do gerador e Ia é a corrente na armadura quando os terminais do gerador são curto-circuitados. A resistência por fase no circuito da armadura é desprezível. Considerando as informações acima, julgue os itens subsequentes.

O valor da reatância síncrona não-saturada de um gerador síncrono de rotor cilíndrico não depende da posição do rotor. Contudo, se o gerador tem rotor de polos salientes, a posição desse rotor influencia o valor da referida reatância.

A figura acima ilustra um circuito no qual o lado de baixa tensão de um transformador trifásico é ligado em triângulo, e cuja impedância por fase é representada por uma impedância de valor finito Zf. Os enrolamentos de baixa tensão são alimentados por uma rede elétrica com tensão de linha igual a 110 V, que corresponde à tensão nominal do enrolamento. No esquema de ligação a três condutores, há um voltímetro para medição da tensão de linha e um amperímetro para medir a corrente na fase c da parte de baixa tensão. O transformador, no seu lado de alta tensão, tem tensão nominal de linha igual a 220 V, ligação em estrela e impedância por fase igual a Zg. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Suponha que, no lado de alta tensão do transformador, esteja conectada uma carga trifásica, e que o voltímetro e o amperímetro apresentem medidas de valores eficazes iguais a 110 V e 10 A, respectivamente. Nesse caso, a tensão por fase em cada enrolamento do lado de alta tensão do transformador será igual a 220 V e a carga estará equilibrada.

Os transformadores em um sistema elétrico de potência estão sujeitos a relativamente poucos tipos de defeitos, uma vez que se trata de máquinas elétricas não girantes com aperfeiçoados métodos de fabricação. Considere as proposições abaixo acerca da proteção dos transformadores de potência.

I – O relé diferencial utilizado em transformadores de potência elevada é capaz de eliminar curtos-circuitos internos.

II – Caso a proteção seja realizada com relés diferenciais, admitindo que o transformador não esteja sob defeito, podem surgir correntes diferenciais circulantes no ramo diferencial do relé, provocada, por exemplo, pela corrente de magnetização do transformador.

III – Os fusíveis podem ser aplicados na proteção de transformadores de baixa tensão, devendo possuir capacidade de ruptura inferior à corrente de curto-circuito subtransitória assimétrica no ponto de instalação.

A(s) proposição(ões) correta(s) é (são)

Com relação aos para-raios utilizados em subestações elétricas de alta tensão, julgue os próximos itens.

Os para-raios são dispositivos utilizados para limitar as sobretensões oriundas de descargas atmosféricas ou de manobras, reduzindo seus efeitos sobre os equipamentos da subestação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis