Questões de Engenharia Elétrica do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2007

Um motor síncrono trifásico

Com relação a circuitos eletrônicos, julgue os itens que se seguem.

Um sistema que controla a velocidade de motores DC usando a técnica PWM realiza esse controle por meio da variação da amplitude do sinal que alimenta o motor. A amplitude desse sinal é diretamente proporcional à velocidade desejada para o motor. Assim, o amplificador de saída desse sistema deve ser linear e seu sinal de saída pode assumir, de forma estável, qualquer valor de tensão entre 0 V e a tensão máxima possível.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um motor de indução trifásico pode ser acionado com uma chave estrela-triângulo. Quantos terminais, no mínimo, o motor deve ter?

A figura acima mostra as três fases de alimentação de um motor de indução trifásico, com ligação das suas bobinas em triângulo, sendo que cada fase está submetida à tensão de fase igual a 220 V. O motor possui carcaça metálica, aterrada apropriadamente. Considere a situação na qual o motor esteja funcionando, quando, repentinamente, o isolamento de uma das fases é rompido e passa a energizar a carcaça do motor. Mesmo diante dessa situação, o motor continua ligado, apesar da perda aparente de rendimento para atendimento da carga em seu eixo. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Ao tocar a carcaça energizada do motor, um indivíduo será submetido a uma corrente cuja intensidade é tão elevada que poderá levá-lo ao óbito. Esse fato é justificado porque o indivíduo ficará sujeito a uma tensão igual a 220 V em relação à terra.

A figura acima mostra as três fases de alimentação de um motor de indução trifásico, com ligação das suas bobinas em triângulo, sendo que cada fase está submetida à tensão de fase igual a 220 V. O motor possui carcaça metálica, aterrada apropriadamente. Considere a situação na qual o motor esteja funcionando, quando, repentinamente, o isolamento de uma das fases é rompido e passa a energizar a carcaça do motor. Mesmo diante dessa situação, o motor continua ligado, apesar da perda aparente de rendimento para atendimento da carga em seu eixo. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Na situação de energização e falha de isolamento, a carcaça aterrada fica submetida, em relação à terra, a um potencial diferente daquele que a carcaça teria caso não fosse aterrada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis