Questões de Engenharia Elétrica do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2006

#Questão 793822 - Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2006, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

High-speed downlink packet access (HSDPA) e high-speed uplink packet access (HSUPA), que, juntas, vêm sendo chamadas de high-speed packet access (HSPA) e vêm sendo especificadas pelo Third Generation Partnership Project (3GPP), têm por objetivo o incremento da taxa de transmissão nos enlaces direto e reverso em sistemas de comunicações móveis. Taxas da ordem de 10 Mbps, no enlace direto, e de 4 Mbps, no enlace reverso, vêm sendo esperadas na maturidade dessas tecnologias. As tecnologias HSPA e wideband code division multiple access (WCDMA) podem, em princípio, compartilhar os mesmos elementos de rede, incluindo-se estações rádio base, radio network controllers (RNC), serving GPRS support node (SGSN) e gateway GPRS support node (GGSN), no subsistema de rádio e no core da rede.

#Questão 793823 - Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2006, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Nos últimos anos, tem-se observado, no mercado de telecomunicação, uma tendência para a oferta de serviços triple play, em que voz, dados e vídeo utilizam uma mesma conexão. A largura de banda necessária para o oferecimento desses serviços tem levado os fornecedores de tecnologia a novos desenvolvimentos em redes de acesso banda-larga. Acerca das tecnologias de acesso em banda-larga e considerando a arquitetura de redes mostrada na figura, julgue os itens a seguir.

SOA (semiconductor optical amplifier), nova tecnologia de fontes de luz, tem como objetivo substituir as fontes laser (light amplification by the stimulated emission of radiation) atualmente usadas em enlaces de longa distância. As fontes SOA operam na terceira janela de transmissão, sendo, portanto, convenientes para operação em redes de longas distâncias e altas taxas de transmissão, que empregam fibras monomodo NZ-DSF (non-zero dispersion-shifted fiber) na tecnologia DWDM (dense wavelength division multiplexing).

#Questão 793824 - Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2006, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Com relação a propriedades de antenas e de sistemas de comunicação sem fio, julgue os itens subseqüentes.

Sistemas de comunicação sem fio para conexão ponto-aponto e ponto-multiponto de alta capacidade de transmissão de informação podem operar em freqüências para as quais o mecanismo de propagação predominante é o de onda espacial. Nesses sistemas, é conveniente o estabelecimento de enlace em visada direta, associado ao uso de antenas diretivas.

#Questão 793829 - Engenharia Elétrica, Sistemas de Televisão, CESPE / CEBRASPE, 2006, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Nos últimos anos, tem-se observado, no mercado de telecomunicação, uma tendência para a oferta de serviços triple play, em que voz, dados e vídeo utilizam uma mesma conexão. A largura de banda necessária para o oferecimento desses serviços tem levado os fornecedores de tecnologia a novos desenvolvimentos em redes de acesso banda-larga. Acerca das tecnologias de acesso em banda-larga e considerando a arquitetura de redes mostrada na figura, julgue os itens a seguir.

LMDS (local multipoint distribution service) é uma tecnologia sem fio que requer linha de visada entre o provedor de serviço e o usuário, para que a recepção de sinal ocorra de forma confiável. A faixa de freqüência utilizada, em torno de 30 GHz, permite altas taxas de dados, mas limita em cerca de 8 km o raio de cada célula devido a características de propagação da onda eletromagnética nessa faixa de freqüência. LMDS é uma tecnologia que permite o oferecimento de sinal de TV digital, além de serviço bidirecional em banda larga, como voz, vídeo e Internet.

Com respeito a conceitos básicos para projetos de sistemas de distribuição primária aérea de energia elétrica considere as seguintes proposições:

I. Os tipos de condutores utilizados em alimentadores devem ser limitados a dois ou três.

 

II. A rede primária pode ser dimensionada através de uma projeção de carga para o quinto ano e nessa época a queda de tensão aceitável estará limitada entre 1,5% e 2,5%.

 

III. São, todos, parâmetros que influem no cálculo da queda de tensão percentual o condutor, a potência aparente, a distância, a tensão nominal e o fator de potência.

 

IV. Preferencialmente, os ramais primários mais carregados deverão contar com a possibilidade de ligação em dois alimentadores distintos.

 

Está correto o que se afirma em

 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis