Questões de Engenharia Elétrica do ano 2004

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Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2004

No que se refere aos combustíveis líquidos, julgue os itens que se seguem.

Biodísel é o nome genérico dado a óleos combustíveis de origem vegetal, virtualmente livres de enxofre e aromáticos e com praticamente as mesmas propriedades do dísel fóssil que, grosso modo, não exigem maiores modificações para serem utilizados puros ou em mistura nos motores do ciclo Diesel.

Os óleos lubrificantes para motores de combustão interna disponíveis no mercado são classificados pela viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) e pela classe de potência API (American Petroleum Institute). Acerca de óleos lubrificantes, julgue os seguintes itens.

A classificação MM (motor medium) da API indica que se trata de um óleo lubrificante próprio para motores a dísel, cujo trabalho seja entre leve e severo e que poderão ser sensíveis à formação de depósitos e corrosão de mancais, especialmente quando a temperatura do óleo se eleva.

Os óleos lubrificantes para motores de combustão interna disponíveis no mercado são classificados pela viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) e pela classe de potência API (American Petroleum Institute). Acerca de óleos lubrificantes, julgue os seguintes itens.

A designação SAE 20 W indica que se trata de um óleo lubrificante monograu classificado pela viscosidade medida à temperatura de zero grau Farenheit. Quanto maior o número especificado, maior a viscosidade.

Uma rede trifásica equilibrada e simétrica alimenta uma carga também equilibrada, cuja tensão de linha é igual a 380 V. Sabe-se que a carga absorve potência de 3,8 kW com fator de potência unitário. A respeito do funcionamento da carga conectada à rede elétrica, julgue os itens que se seguem.

A ligação de um motor de indução trifásico em paralelo com essa carga tornaria o fator de potência — do conjunto carga mais motor — indutivo.

Com relação a máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem.

As elevadas correntes de partida dos motores de indução de rotor em gaiola exigem métodos especiais de partida para essas máquinas, pois as normas brasileiras proíbem a realização de partida direta nesses motores em virtude de as instalações de alimentação não possuírem capacidade para isso.

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