Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito da FUNDEPES

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Listagem de Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito da FUNDEPES

Assinale a alternativa que apresenta a obra de contenção correspondente à seguinte descrição: muro constituído por gaiolas metálicas preenchidas com pedras britadas arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizado em malha hexagonal com dupla torção; isso garante que a estrutura seja drenável. 

As rampas devem ser mantidas tão baixas quanto possível, especialmente, em rampas longas. Rampas com inclinação superior a 5% devem ser evitadas, porque as subidas tornam-se difíceis para muitos ciclistas e as descidas levam alguns a exceder a velocidade além de sua capacidade de controle. As rampas devem obedecer às inclinações e aos comprimentos adequados. 
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Assinale a alternativa que indica a inclinação e o comprimento máximos da rampa permitidos pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – VOLUME VIII Sinalização Cicloviária.

Assinale a alternativa que indica o parâmetro restritivo a ser considerado em projetos de cul-de-sac

O termo movimento, numa interseção ou trecho viário localizado em meio de quadra, é usado para identificar o fluxo de veículos que têm a mesma origem e o mesmo destino, e/ou o fluxo de pedestres que se deslocam na mesma direção, mas não necessariamente no mesmo sentido. Graficamente, o movimento é representado por traço e seta, no qual o traço indica a direção e a seta indica o sentido.
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A figura apresenta um diagrama de conflitos com um total de 16 movimentos de tráfego. O movimento 11 apresenta quais movimentos conflitantes?

A adoção de ciclovias ou ciclofaixas depende da velocidade e do fluxo de veículos motorizados. O gráfico indica o nível de segregação que deve ser adotado para que a infraestrutura cicloviária seja compatível com as características da via. Assinale a alternativa que indica o tipo de infraestrutura cicloviária regiões 1, 2, 3 e 4 do gráfico.  
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