Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito da FGV

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O custo mínimo de transporte para escoar toda a produção de A, B e C aos pontos de destino I e II vale, em 103 R$,

#Questão 1011586 - Engenharia de Transportes e Trânsito, , FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Transportes

A concessionária de um trecho de rodovia de 405km praticou os seguintes preços de pedágios em determinado ano T. 



Imagem associada para resolução da questão



Sabe-se que a tarifa de pedágio quilométrica (TPQ) dessa mesma rodovia no ano de referência T0 foi de 0,1, e que o IPCA verificado entre os anos T0 e T foi de 9%.


A partir desses dados, o valor calculado para o Indicador de Tarifa de Pedágio Quilométrica (ITPQ) para essa concessão no ano T foi de, aproximadamente

Duas empresas A e B produzem o mesmo produto, a um mesmo custo unitário c = 20.


Considere um modelo de duopólio, onde o preço P em função da demanda total D e da quantidade produzida Q é dada pela função a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão


Considerando que a demanda pelo produto é de 100 unidades, na situação de equilíbrio, em que se maximizam os ganhos das empresas A e B, a quantidade de unidades produzida por cada uma das empresas será de

Relacione os principais corredores logísticos do complexo de minério de ferro do Brasil às suas respectivas composições modais, em extensão, até os terminais de exportação.
1. Corredor Centro-Oeste
2. Corredor Sudeste
3. Corredor Norte-Nordeste

( ) Pouco mais de 1/3 por modo rodoviário e o restante por modo ferroviário.

( ) Utilização dos modos ferroviário, rodoviário e dutoviário, em ordem decrescente de extensão.

( ) Utilização dos modos rodoviário, ferroviário e aquaviário, com grande predominância para esse último.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada

Com relação ao transporte público e à inclusão social, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para estimular o combate à desigualdade social, deve-se viabilizar a autonomia do transporte particular para as populações de baixa renda, de forma preferencial aos sistemas de transporte público em virtude de suas condições precárias.

( ) Apesar do acesso ao transporte ser objeto de diversas políticas públicas, ainda se busca sua inclusão como um dos direitos sociais no Art. 6º da Constituição Federal de 1988.

( ) O vale-transporte é um instrumento eficiente na promoção da mobilidade urbana, por viabilizar o acesso ao transporte público para trabalhadores informais

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

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