Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito do ano 2022

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Listagem de Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito do ano 2022

Na seção crítica de uma via urbana, em um intervalo de 30 minutos, escoam 500 veículos e a fila de veículos cresce de 20 para 50. Desse modo, o fluxo de demanda de tráfego solicitando passagem nessa seção da via, durante o intervalo de tempo, vale: 

#Questão 1014893 - Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Tráfego e Transporte, VUNESP, 2022, PC-RR, Perito Criminal de Polícia Civil - Especialidade: Engenharia Civil (PROVA ANULADA)

Os suportes de sinais e semáforos, postes de iluminação ou luminárias devem, primeiramente, ser adequados estruturalmente para suportar o fim a que foram designados, resistindo às cargas de incidência. Onde for possível, os suportes devem ser implantados atrás de dispositivos de contenção existentes ou em áreas inacessíveis ao fluxo veicular. Onde isto não for possível, dispositivos colapsíveis ensaiados por impacto, podem ser utilizados. A parte remanescente de um suporte colapsível com base de rompimento, após impacto, deve ter uma dimensão máxima de X cm da base, como mostra a figura a seguir.
40_.png (389×173) 
Dimensão máxima remanescente de um suporte colapsível após impacto
O valor de X é

#Questão 1014894 - Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Tráfego e Transporte, VUNESP, 2022, PC-RR, Perito Criminal de Polícia Civil - Especialidade: Engenharia Civil (PROVA ANULADA)

O projeto dos dispositivos de contenção das vias faz parte de um conceito maior e mais amplo que é o de ter um projeto seguro das vias. Os dispositivos de contenção são dimensionados para diferentes níveis de desempenho, o conjunto composto por quatro módulos de defensa, variando na altura desde a posição de projeto até a extremidade totalmente enterrada, denomina-se

#Questão 1014895 - Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Tráfego e Transporte, VUNESP, 2022, PC-RR, Perito Criminal de Polícia Civil - Especialidade: Engenharia Civil (PROVA ANULADA)

Nos projetos de rodovias, o período adotado para o dimensionamento da estrutura do pavimento, durante o qual a capacidade da rodovia deveria atender à demanda prevista no projeto, de tal forma a desempenhar sua função de proporcionar trafegabilidade, conforto e segurança aos usuários, denomina-se período de

#Questão 1014896 - Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Tráfego e Transporte, VUNESP, 2022, PC-RR, Perito Criminal de Polícia Civil - Especialidade: Engenharia Civil (PROVA ANULADA)

Considere o projeto de uma rodovia que não contempla a necessidade de espiral de transição e que possui as seguintes características:
– Velocidade de projeto 180 km/h – Aceleração da gravidade = 10 m/s² – Força resistente do atrito (coeficiente de atrito) = 0,125
O raio mínimo de curva, para não haver necessidade de superelevação nas curvas, é, em metros,

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